Ministro Fux diz que possível anistia ao caixa 2 pode exigir análise do STF

Corrupção

Publicado em 25/11/2016 - 19:12 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, comentou que o STF poderá confirmar ou rejeitar uma possível anistia ao caixa 2, caso aprovado pelo Congresso Nacional. Segundo Fux, o Supremo pode ser acionado para se manifestar sobre a constitucionalidade de uma medida como esta e se ela atenderia ao princípio da razoabilidade.

 

Está em tramitação na Câmara dos Deputados projeto com medidas de combate a corrupção de iniciativa do Ministério Público. Em meio às discussões, partidos como PSOL e Rede, além de alguns deputados de outras legendas, denunciam que a casa estaria articulando uma ampla anistia para quem praticou o caixa 2 antes da aprovação do projeto.

 

O presidente da Casa, Rodrigo Maia, e lideranças da Câmara negam que essa possibilidade exista porque, segundo eles, o crime de caixa 2 não é tipificando no código penal até o momento - por isso, não poderia anistiar ninguém. O juiz Federal Sérgio Moro soltou nota afirmando que qualquer anistia a recursos não contabilizados ou práticas associadas ao caixa 2 traria prejuízos às condenações e processos em tramitação na Lava Jato.

 

Caixa 2 é crime eleitoral e contra a ordem financeira e pode gerar punição de até 5 anos de prisão mais multa. Mas o projeto de lei quer incluir a prática também no código penal.

Últimas notícias
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo