Delcídio confirma depoimento ao Departamento de Justiça norte-americano em processo sobre Lula

Lava Jato

Publicado em 23/05/2017 - 02:14 Por Daniel Isaia, da Agência Brasil - Porto Alegre

O ex-senador Delcídio do Amaral afirmou ter prestado depoimento ao Departamento de Justiça americano para responder questões relacionadas à Petrobras e à Operação Lava Jato.

 

Segundo ele, o depoimento foi solicitado diretamente ao Superior Tribunal de Justiça brasileiro e aconteceu este ano, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

 

Delcídio também disse que achou "estranho" que representantes do governo americano não tenham aparecido na sessão.

 

Ele contou que o depoimento foi acompanhado por um juiz, um representante do Ministério Público Federal e por advogados da Petrobras.

 

O relato do ex-senador foi feito nesta segunda-feira (23) durante audiência na Justiça Federal de Curitiba.

 

Delcídio depôs como testemunha de acusação em um dos processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Pouco depois da audiência em Curitiba, a defesa de Lula emitiu uma nota, assinada pelo advogado Cristiano Zanin Martins.

 

No texto, Martins protestou que as informações sobre o depoimento de Delcídio às autoridades americanas estavam restritas apenas ao conhecimento do Ministério Público e da Petrobras, e não da defesa de Lula.

 

O depoimento prestado pelo ex-senador Delcídio do Amaral em Curitiba é parte do processo em que o Ministério Público acusa Lula de receber vantagens indevidas da Odebrecht.

 

Na mesma audiência, foram ouvidas outras duas testemunhas de acusação: o ex-executivo da Toyo Setal, Augusto Ribeiro; e o ex-presidente de Engenharia da Camargo Corrêa, Dalton Avancini.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo
Saúde

Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS), mas, apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para muito. Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

Baixar arquivo
Internacional

Em 2024, América do Sul quebra recorde com 346 mil focos de incêndio

No Líbano, um bombardeio israelense na capital matou 14 pessoas e feriu outras 66. O exército de Israel afirmou que, no ataque, matou o principal comandante militar do Hezbollah, Ibrahim Aqil, e outros líderes. Em resposta, o Hezbollah lançou mais de 140 foguetes contra Israel.

Baixar arquivo