Anel para Adriana Ancelmo teria garantido entrada da Delta na reforma do Maracanã

Copa 2014

Publicado em 05/12/2017 - 12:05 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A participação da Delta Engenharia na obra de reforma do Maracanã, para a Copa do Mundo de 2014, foi uma contrapartida por um presente dado à Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.


A declaração foi dada nessa segunda-feira (4) pelo dono da empreiteira, Fernando Cavendish, durante depoimento ao juiz Marcelo Bretas, da Sétima Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, no estado.


De acordo com Cavendish, durante uma viagem para a França, em junho de 2009, o ex-governador o chamou para uma conversa em particular e o levou a uma joalheria.


No local, Cabral teria dito que iria comprar um presente de aniversário para Adriana e gostaria que Cavendish pagasse pela joia.


Na ocasião foi comprado um anel de diamantes de 220 mil euros, o equivalente a R$ 800 mil.


Segundo o empresário, ele pagou pelo anel mas deixou claro ao ex-governador que não se tratava de um presente e que o pagamento deveria ser acertado no futuro.


Meses depois, a Delta foi incluída no consórcio que realizaria a obra de reforma do Maracanã.


Outro depoente, o ex-diretor da Odebrecht Benedito Júnior disse que a inclusão da Delta no consórcio foi imposta pelo ex-govenador já que a empresa não teria capacidade técnica para participar da obra.


Pelo acordo inicial, a Odebrecht teria 70% de participação no consórcio e a Andrade Gutierrez 30%, mas depois da interferência de Cabral, a composição ficou em 49% para a Odebrecht, 30% para a Delta e 21 para a Andrade Gutierrez.


Os depoimentos fazem parte do processo derivado da Operação Crossover, desbobramento da Lava Jato no Rio, que investiga fraudes nas obras de reforma do Estádio do Maracanã, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Favelas e na construção da Estrada do Arco Metropolitano.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo