logo Radioagência Nacional
Política

Recadastramento biométrico supera meta e soma 14 milhões de eleitores

TSE
Baixar
Sayonara Moreno
17/05/2018 - 19:37
Brasília

Cerca de 14 milhões de eleitores compareceram aos cartórios eleitorais de todo o país, para o recadastramento biométrico previsto para as próximas eleições. O balanço do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aponta que o número superou a expectativa de nove milhões de recadastramentos.

 

A medida vem sendo adotada aos poucos, desde 2008. A meta da justiça eleitoral é que todos os eleitores estejam cadastrados até 2022. De lá para cá, foram cerca de 86 pessoas que cadastraram a impressão digital, em todo o país: o equivalente a 58% do total de eleitores.

 

Esta etapa ocorreu em 16 estados e o Paraná teve o maior resultado: pouco mais de 500 mil paranaenses, enquanto a expectativa era de somente 24 mil. 


Em segundo lugar, está o Acre, que atingiu mais de 36 mil cidadãos, quase cinco vezes o número esperado para o estado. Em terceiro  ficou o Pará, com mais de um milhão de eleitores cadastrados, enquanto esperava-se 250 mil.


Os outros treze estados que participaram do registro de impressões digitais no cadastro eleitoral também superaram o número previsto para 2018. São eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

O Distrito Federal e os estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins já recadastraram todos os eleitores.

x