Manifestantes saem às ruas para lembrar o 31 de março de 1964

Atos

Publicado em 01/04/2019 - 07:54 Por Gilberto Costa, da Agência Brasil - Brasília

O 31 de março foi marcado por manifestações contrárias e favoráveis ao regime militar instaurado em 1964 com a deposição do presidente João Goulart e a tomada de poder pelas Forças Armadas.

 

Na capital federal, na Esplanada dos Ministérios, a União dos Movimentos de Brasília preparou a exibição de vídeos sobre o que o jornalista e organizador do evento, Felipe Porto, chamou de “intervenção cívico-militar”. Ele explica o objetivo do ato:

 

Sonora: “Nunca para comemorar excesso de coisa nenhuma, que houve excesso de ambos os lados, com certeza.”

 

A data também foi lembrada por movimentos contrários ao período militar, que durou até 1985. Cerca de 400 pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar, se concentraram no Eixão Norte, uma das principais vias de Brasília. Uma delas foi a doutoranda em Desenvolvimento Sustentável da UnB, Fernanda Santana de Oliveira.


Sonora: “Isso não pode ser uma data comemorativa. Isso tem que ser uma data de pesar e de reflexão para evitar que isso aconteça novamente na nossa história.”

 

No Rio de Janeiro, manifestantes foram às ruas na Cinelândia e exibiram fotografias e relatos de episódios da época.

 

Já em São Paulo, o Ministério Público Federal e outras entidades organizaram uma caminhada silenciosa, no Parque Ibirapuera, em homenagem às vítimas do período.


*Com informações da Agência Brasil.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo