Manifestantes saem às ruas para lembrar o 31 de março de 1964

Atos

Publicado em 01/04/2019 - 07:54 Por Gilberto Costa, da Agência Brasil - Brasília

O 31 de março foi marcado por manifestações contrárias e favoráveis ao regime militar instaurado em 1964 com a deposição do presidente João Goulart e a tomada de poder pelas Forças Armadas.

 

Na capital federal, na Esplanada dos Ministérios, a União dos Movimentos de Brasília preparou a exibição de vídeos sobre o que o jornalista e organizador do evento, Felipe Porto, chamou de “intervenção cívico-militar”. Ele explica o objetivo do ato:

 

Sonora: “Nunca para comemorar excesso de coisa nenhuma, que houve excesso de ambos os lados, com certeza.”

 

A data também foi lembrada por movimentos contrários ao período militar, que durou até 1985. Cerca de 400 pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar, se concentraram no Eixão Norte, uma das principais vias de Brasília. Uma delas foi a doutoranda em Desenvolvimento Sustentável da UnB, Fernanda Santana de Oliveira.


Sonora: “Isso não pode ser uma data comemorativa. Isso tem que ser uma data de pesar e de reflexão para evitar que isso aconteça novamente na nossa história.”

 

No Rio de Janeiro, manifestantes foram às ruas na Cinelândia e exibiram fotografias e relatos de episódios da época.

 

Já em São Paulo, o Ministério Público Federal e outras entidades organizaram uma caminhada silenciosa, no Parque Ibirapuera, em homenagem às vítimas do período.


*Com informações da Agência Brasil.

Últimas notícias
Geral

Brasil pode ser reconhecido com produtor mundial de chocolates finos

O Brasil está a caminho de ser reconhecido mundialmente como produtor de chocolate finos. Em 2019, recebeu o selo de país 100% exportador de cacau fino e de aroma da Organização Internacional do Cacau.

Baixar arquivo
Geral

PF investiga suspeitos de crimes e fraudes contra a Previdência Social

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Brasil produziu 700 mil toneladas de chocolate em 2021

No Dia Mundial do Chocolate (06) é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

Baixar arquivo
Justiça

PF realiza três operações contra garimpo ilegal de ouro no Brasil

As investigações da Operação Ganância começaram em fevereiro de 2021 após uma denúncia envolvendo empresas de Porto Velho, capital de Rondônia, do ramo da saúde, com acusações de lavagem de dinheiro e licitações fraudulentas ligadas ao garimpo irregular na região. 

Baixar arquivo
Economia

Trabalhador gasta em média R$ 40 para almoçar fora de casa

Valor cresceu 17,4% em relação ao período pré-pandemia, em 2019. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador.

Baixar arquivo