logo Radioagência Nacional
Política

Bolsonaro vai à Zona Franca e assina decretos sobre pesquisa e retransmissão de rádio na Amazônia

Em Manaus
Baixar
Gabriella Noronha, da TV Brasil
25/07/2019 - 18:58
Brasília

Foi a primeira vez, em dez anos, que um presidente da República participa da reunião do conselho. Na pauta, a análise de 88 projetos que poderão gerar até 4 mil empregos no Polo Industrial de Manaus, nos próximos três anos.

 

Para o ministro da economia Paulo Guedes, também presidente do Conselho Administrativo da Superintendência da Zona Franca de Manaus, o governo entende a importância do modelo da Zona franca para a região. 

 

Para o presidente Jair Bolsonaro, a visita a Manaus demonstra que o governo está buscando o desenvolvimento do país independente da região.

 

Fundada em 1967, a Zona Franca de Manaus concede incentivos fiscais a empresas instaladas no Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e Amapá. As indústrias instaladas no polo de Manaus têm redução e isenção de impostos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, e  a Cofins.

 

De acordo com Alfredo Menezes, superintendente da Zona Franca, o modelo é importante não só para a região norte, mas para o Brasil.


Em Manaus, o presidente Jair Bolsonaro assinou três decretos: o que institui o comitê das atividades de pesquisa e desenvolvimento da Amazônia; outro que regulamenta o comitê das atividades de pesquisa e desenvolvimento da região; e outro decreto que aprova o regulamento de retransmissão de rádio na região da Amazônia Legal em frequência modulada, FM.

x