Bolsonaro vai sancionar Lei de Abuso de Autoridade com vetos parciais

Abuso de Autoridade

Publicado em 30/08/2019 - 13:26 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A Lei de Abuso de Autoridade vai ser sancionada com alguns vetos. E isso deve ocorrer dentro dos próximos dias, pois o prazo para sanção termina na próxima quinta-feira (5).

 

O presidente Jair Bolsonaro, na transmissão ao vivo que fez no Facebook nessa quinta-feira (29), explicou que até terça deve receber a consolidação de informações por parte dos ministérios. Inclusive do Ministério da Justiça que está analisando o que pode ser vetado.

 

Lembrando que a parte vetada volta para o Congresso para análise, que pode derrubar ou manter.


E o que é a Lei de Abuso de Autoridade? Ela considera que pode ser considerado abuso de autoridade obter provas por meios ilegais; expor o investigado a vexame; impedir encontro reservado entre um preso e seu advogado; e decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado sem intimação prévia de comparecimento ao juízo, entre outras medidas.

 

São 37 ações que podem ser consideradas abuso de autoridade, quando praticadas com a finalidade específica de prejudicar alguém ou beneficiar a si mesmo ou a outra pessoa.

 

Entre essas ações, está o dispositivo que tipifica como abuso de autoridade o uso de algemas em preso quando não houver resistência à prisão ou ameaça de fuga.

 

Nessa mesma live estava o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno. Ele falou um pouco sobre Amazônia, queimadas e terras indígenas. Defendeu a revisão de todas as demarcações dessas terras no país e citou indícios de irregularidades em parte desses processos.

 

O presidente Jair Bolsonaro acrescentou. Disse que não deve autorizar novas demarcações e que a maioria dos governadores da Amazônia Legal, que se reuniram com ele esta semana, também concorda com essa medida.

 

Sobre o trabalho de combate aos incêndios na Amazônia, Augusto Heleno ressaltou a ação das Forças Armadas, que, segundo ele, nos últimos dias, já conseguiu controlar a maior parte dos focos de queimada. E que a prática é comum em épocas de seca.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo