Nomeação de Augusto Aras é publicada em edição extra do Diário Oficial da União
O presidente Jair Bolsonaro nomeou Augusto Aras como procurador-geral da República. O decreto com a nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União dessa quarta-feira (25).
Augusto Aras foi nomeado depois de passar pela aprovação do plenário do Senado no final da tarde de ontem. A indicação foi confirmada por 68 votos favoráveis, 10 contrários, e uma abstenção.
Era a última etapa que faltava para que o subprocurador-geral pudesse assumir o cargo para um mandato de dois anos. Aras substitui Raquel Dodge, que concluiu o mandato no dia 17 deste mês.
Antes, ele foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. E, durante as cinco horas de sabatina, defendeu a ampliação do diálogo com os poderes e a sociedade. O novo procurador também defendeu Lava Jato, mas disse que houve excessos e que correções devem ser feitas junto com o Congresso Nacional.
Questionado pelo relator da indicação, senador Eduardo Braga (MDB-AM) se teria independência com relação ao Executivo, disse que será independente, mas com harmonia. E também comentou que a aprovação pelo Congresso da Lei de Abuso de Autoridade pode ter efeito positivo.
Quanto a ter sido escolhido fora da lista tríplice da Associação de Procuradores, Aras opinou que a lista trouxe um corporativismo para o Ministério Público e defendeu a instituição. Aras também defendeu o desenvolvimento sustentável aliado crescimento econômico, respeito ao meio ambiente e distribuição justa das riquezas geradas pela sociedade.