Cármen Lúcia manda Alerj definir o destino de três deputados presos, e Casa marca sessão para terça

Sessão é na terça

Publicado em 17/10/2019 - 21:22 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro já está buscando uma solução para o caso dos três deputados presos logo após serem reeleitos em 2018.  A decisão acontece após a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, determinar que a casa legislativa busque uma solução definitiva para a situação dos parlamentares.


Luiz Martins (PDT), André Correa (DEM) e Marcus Vinicius Neskau (PTB) foram reeleitos no ano passado. eles, no entanto, não chegaram a tomar posse pois foram para a cadeia, no final do ano passado, levados pela Operação Furna da Onça,  acusados de envolvimento em corrupção e loteamento de cargos públicos.


A ministra do Supremo determinou que a própria Alerj aprecie o caso.


Segundo a Assembleia Legislativa, o processo para colocar o assunto em votação já começou, e o rito será seguido conforme determina o Regimento Interno da Casa.


A Comissão de Constituição e Justiça é convocada para emitir parecer e redigir um projeto de resolução, que precisa ser levado ao plenário em sessão extraordinária, prevista para a próxima terça-feira. A decisão será por maioria absoluta dos parlamentares - ao menos 36 votos.


O presidente da Casa, André Ceciliano (PT) adiantou que vai votar favoravelmente pela soltura dos deputados.


“Eu tenho a consciência do meu dever, está escrito na Constituição Federal, na Constituição estadual. Tem quase um ano de afastamento. Naquele momento era uma outra assembleia, um outro governo. Agora é deixar a coisa fluir e trazer ao plenário. Você vota sim ou não ou se abstém. Temos o ônus e bônus. Por conta do que está escrito na Constituição, a gente tem que cumprir e estou muito tranquilo em relação ao meu voto”.


Além dos três deputados, outros dois - também presos preventivamente na mesma operação - chegaram a tomar posse presos, mas foram os suplentes que assumiram os cargos. Uma decisão liminar da Justiça, no entanto, suspendeu, na sequência, a posse dos parlamentares.


No último dia oito, os desembargadores da 26ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça negaram os recursos impetrados pela Alerj e por quatro deputados.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo