Ministros vão à Câmara para responder sobre manchas de óleo e monitoramento de movimentos sociais

Câmara dos Deputados

Publicado em 06/11/2019 - 22:27 Por Kariane Costa - Brasília

Em audiência conjunta de três comissões na Câmara, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, negou que o governo tenha demorado a agir para tentar controlar o derramamento de petróleo nas praias da região nordeste.


As manchas de óleo atingiram mais de 314 localidades em nove estados da região.


A fala de Salles foi questionada pelo deputado João Campos, do PSB de Pernambuco.


Já em outra Comissão, o ministro do GSI, Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, foi convocado pela oposição para prestar esclarecimentos sobre supostas ações de monitoramento a movimentos sociais na Amazônia.


Ao abrir a reunião, Augusto Heleno negou qualquer possibilidade de que sejam adotadas medidas extremas, como regimes ditatoriais no Brasil pelo atual governo.


Dia de reunião também da CPMI da Fake News. Deputados ouviram especialistas em sites de checagem de informação. Entre os convidados, Edgard Matsuki, representante do portal Boatos.org. O jornalista contou que desde a criação, o site já desmentiu mais de 4,5 mil notícias falsas, e explicou aos deputados a dinâmica para checar se uma notícia é verdadeira.


A CPI da Fake News investiga ataques cibernéticos, perfis falsos e a prática de cyberbullying.

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo