Câmara e Senado seguem sem fechar um acordo definitivo para aprovar a prisão após condenação em segunda instância. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou, nesta terça-feira (26), que 12 dos 16 líderes da Casa aceitam suspender o projeto de lei em tramitação no Senado para aprovar apenas a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), analisada pela Câmara.
Apesar da Proposta de Emenda à Constituição demorar mais para ser aprovada, Alcolumbre defende que a medida evita questionamentos futuros.
A decisão não agradou alguns senadores, que esperavam votar o projeto de lei que altera o Código de Processo Penal para permitir a prisão após segunda instância. Segundo o líder do PSL, Major Olímpio, esse desfecho atrasa uma possível aprovação.
Diante do impasse, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Simone Tebet, do MDB, afirmou que se não for apresentado um cronograma para aprovação da PEC na Câmara eles podem retomar o projeto, no Senado.
A senadora informou que o cronograma da Câmara deve ser apresentado na próxima semana. O ministro da Justiça e Segurança Pública,
Sérgio Moro, também participou da reunião com os congressistas, e defendeu os dois projetos em análise.
Criada na semana passada, a comissão especial para analisar a PEC da prisão após condenação em segunda instância ainda aguarda a indicação dos partidos.
A expectativa é que o colegiado possa ser instalado na próxima semana.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio da Caixa Econômica Federal e do Banco Central. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Orhan Qereman/ Proibido Reprodução Síria,7/12/2024. Membros das Forças Democráticas Sírias (SDF) lideradas pelos curdos gesticulam em Deir al-Zor, depois que a aliança apoiada pelos EUA liderada por combatentes curdos sírios capturou Deir el-Zor, o principal ponto de apoio do governo no vasto deserto, segundo fontes sírias, em Síria, 7 de dezembro de 2024. REUTERS/Orhan Qereman](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 10/12/2024 O Vice-presidente Geraldo Alckmin recebe o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, no Palácio do Itamaraty Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Camila Djurovic/Memorial da Resi 60 ANOS DO GOLPE - DITADURA MILITAR - Uso de imóveis privados para tortura. Cemitério Dom Bosco, em Perus, São Paulo. Foto: Camila Djurovic/Memorial da Resistência](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)