CCJ do Senado aprova projeto de prisão em 2ª instância e pacote anticrime

CCJ Senado

Publicado em 10/12/2019 - 17:05 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O placar foi folgado e não houve tentativa de obstrução. Foram 22 votos favoráveis e apenas um contrário ao projeto de lei que permite a prisão após a condenação em 2ª instância.


A exceção é se o tribunal entender que alguma questão constitucional ou legal precise ser analisada antes pelo Tribunal Superior. O senador do Podemos do Paraná, Álvaro Dias, comemorou a aprovação e defendeu que o Senado finalize a análise da matéria ainda neste ano.

 

O projeto aprovado tem caráter terminativo, ou seja, pode ir direto para à Câmara dos Deputados sem passar pelo Plenário do Senado. A não ser que haja algum recurso pedindo a análise do conjunto dos senadores.

 

Antes, porém, o projeto precisa passar novamente pela Comissão de Constituição e Justiça. A presidente da CCJ, Simone Tebet, lembrou que a decisão de votar no plenário este ano, se houver recurso, é dos líderes.

 

O único senador que votou contrário foi Rogério Carvalho, do PT de Sergipe. O parlamentar argumentou que o projeto contraria o artigo 5º da Constituição que, no entendimento dele, foi criado pelo constituinte como forma de proteger os indivíduos após do regime militar.


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado ainda aprovou na mesma sessão, sem alterações, o pacote anti-crime que chegou da Câmara. O texto, que uniu propostas do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e do ministro do STF, Alexandre de Moraes, agora está pronto para votação no Plenário do Senado.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo