Câmara derruba veto ao uso obrigatório de máscaras em locais fechados

Caiu ainda o veto às medidas de combate à Covid-19 em terras indígenas

Publicado em 19/08/2020 - 16:06 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou a derrubada do veto ao projeto que torna obrigatório o uso de máscaras em escolas, templos religiosos, comércio ou indústria durante a pandemia. Os deputados também aprovaram a derrubada do veto ao projeto que prevê medidas de combate ao novo coronavírus nos territórios indígenas.

Outros nove vetos foram mantidos pelo plenário da Câmara, entre eles, o veto ao projeto que limitou a ajuda emergencial para o setor cultural na pandemia. Os vetos mantidos não precisam passar pela análise do Senado. Já os vetos derrubados precisam ainda ser analisados pelos senadores.

A deputada indígena Joênia Wapichana, do partido Rede, de Roraima, comemorou a derrubada parcial do veto ao projeto que prevê, entre outras medidas, o fornecimento de água potável, alimentos, medicamentos e atendimento médico durante a pandemia nos territórios indígenas.

A Câmara ainda aprovou a derrubada do veto ao projeto que transfere terras da União aos estados de Roraima e Amapá em áreas de fronteiras. E também votou pela derrubada do veto ao projeto que limita a 72 horas o prazo para a Anvisa autorizar a importação de medicamentos e insumos, como destacou o líder do novo na Câmara, deputado Paulo Ganime, do Rio de Janeiro.

Os deputados ainda mantiveram o veto ao projeto que impedia a inscrição de devedores em cadastros negativos de crédito durante a pandemia.

 

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo