Abertura do processo de impeachment de Wilson Witzel é publicada

Governador afastado agora será notificado eletronicamente da decisão

Publicado em 24/09/2020 - 14:45 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O andamento do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel, do PSC, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta quinta-feira (24).

Agora, o Witzel será notificado eletronicamente da decisão, assim como o vice-governador, Claúdio Castro, atualmente governador em exercício, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou o impedimento de Witzel por unanimidade no fim da noite de quarta-feira. Foram 69 votos a zero. A sessão foi semipresencial, com alguns parlamentares participando de forma on-line e outros no Plenário.

Witzel será julgado pelo crime de responsabilidade. O político é suspeito de envolvimento em compras superfaturadas de equipamentos e insumos para o estado combater a pandemia da Covid-19 e em irregularidades nos contratos de construção de hospitais de campanha e na gestão de unidades de saúde.

Na sessão da Assembleia dessa quarta-feira, o governador afastado não compareceu ao plenário e fez sua defesa por videoconferência.

Witzel voltou a afirmar que está sofrendo um linchamento e sendo pré-julgado sem o direito de ampla defesa e do contraditório.

O governador ainda acusou os deputados de serem omissos em relação aos fatos e irregularidades apontados na denúncia.

Agora, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro terá cinco dias para iniciar a formação do Tribunal Misto de Julgamento, com cinco deputados eleitos pela Assembleia Legislativa e cinco desembargadores definidos por sorteio. Depois disso, o governador é afastado por até 180 dias enquanto o caso é julgado.

Desde 28 de agosto, Wilson Witzel já não desempenha suas funções por decisão do Superior Tribunal de Justiça. Na ocasião, o governador e a primeira-dama, Helena Witzel, foram alvos de operações de busca e apreensão.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo
Internacional

Colômbia e Brasil buscam paz no pós-eleições da Venezuela

A Colômbia apresentou uma proposta para garantir a vida de quem perder as eleições na Venezuela, marcadas para julho deste ano. 

A ideia foi divulgada, nessa quarta-feira, pelo presidente Gustavo Petro, após encontro bilateral com o presidente Lula, em Bogotá.

Baixar arquivo