Abertura do processo de impeachment de Wilson Witzel é publicada

Governador afastado agora será notificado eletronicamente da decisão

Publicado em 24/09/2020 - 14:45 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O andamento do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel, do PSC, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta quinta-feira (24).

Agora, o Witzel será notificado eletronicamente da decisão, assim como o vice-governador, Claúdio Castro, atualmente governador em exercício, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou o impedimento de Witzel por unanimidade no fim da noite de quarta-feira. Foram 69 votos a zero. A sessão foi semipresencial, com alguns parlamentares participando de forma on-line e outros no Plenário.

Witzel será julgado pelo crime de responsabilidade. O político é suspeito de envolvimento em compras superfaturadas de equipamentos e insumos para o estado combater a pandemia da Covid-19 e em irregularidades nos contratos de construção de hospitais de campanha e na gestão de unidades de saúde.

Na sessão da Assembleia dessa quarta-feira, o governador afastado não compareceu ao plenário e fez sua defesa por videoconferência.

Witzel voltou a afirmar que está sofrendo um linchamento e sendo pré-julgado sem o direito de ampla defesa e do contraditório.

O governador ainda acusou os deputados de serem omissos em relação aos fatos e irregularidades apontados na denúncia.

Agora, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro terá cinco dias para iniciar a formação do Tribunal Misto de Julgamento, com cinco deputados eleitos pela Assembleia Legislativa e cinco desembargadores definidos por sorteio. Depois disso, o governador é afastado por até 180 dias enquanto o caso é julgado.

Desde 28 de agosto, Wilson Witzel já não desempenha suas funções por decisão do Superior Tribunal de Justiça. Na ocasião, o governador e a primeira-dama, Helena Witzel, foram alvos de operações de busca e apreensão.

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo
Geral

Governo federal entrega 434 moradias populares no Espírito Santo

Nesta sexta (11), o presidente Jair Bolsonaro participou da entrega das moradias no Residencial Solar no município de São Mateus, no Espírito Santo.

Baixar arquivo