logo Radioagência Nacional
Política

Assembleia do RJ recebe defesa do governador afastado Witzel

Relator terá prazo de 5 sessões para elaborar o seu parecer
Baixar
Raquel Júnia
04/09/2020 - 12:43
Rio de Janeiro

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro já recebeu a defesa prévia do governador afastado Wilson Witzel no processo de impeachment que tramita contra ele na casa. Diante da apresentação, começou a contar nessa quinta-feira (3) o prazo de cinco sessões para que o relator do caso, deputado Rodrigo Bacellar, do Solidariedade, elabore o seu parecer. Depois disso, o texto será votado pela comissão processante e seguirá para plenário.

A aceitação da denúncia contra Witzel vai depender do quórum qualificado de 2/3 dos 70 parlamentares ou 47 deputados.

O passo seguinte, mediante a aprovação da denúncia, será a formação de um tribunal misto composto por desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado e deputados.

O governador afastado chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal numa tentativa de barrar o processo de impeachment, argumentando irregularidades na composição da comissão processante. No entanto, o STF decidiu que os trabalhos poderiam continuar.

Em outra frente de batalha de Wilson Witzel, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça confirmou esta semana seu afastamento do cargo por 180 dias. Ele foi afastado devido a investigações acerca de corrupção em contratos firmados pelo Rio de Janeiro.

Na Alerj, Witzel também é acusado de envolvimento em compras fraudulentas e superfaturadas de equipamentos e insumos para o combate ao novo coronavírus. O governador nega as acusações.

 

Ouça mais:

Em decisão do STJ, Wilson Witzel é afastado do cargo por 180 dias

Witzel diz que faltam provas sobre sua participação em irregularidades

x