Assembleia do RJ recebe defesa do governador afastado Witzel

Relator terá prazo de 5 sessões para elaborar o seu parecer

Publicado em 04/09/2020 - 12:43 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro já recebeu a defesa prévia do governador afastado Wilson Witzel no processo de impeachment que tramita contra ele na casa. Diante da apresentação, começou a contar nessa quinta-feira (3) o prazo de cinco sessões para que o relator do caso, deputado Rodrigo Bacellar, do Solidariedade, elabore o seu parecer. Depois disso, o texto será votado pela comissão processante e seguirá para plenário.

A aceitação da denúncia contra Witzel vai depender do quórum qualificado de 2/3 dos 70 parlamentares ou 47 deputados.

O passo seguinte, mediante a aprovação da denúncia, será a formação de um tribunal misto composto por desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado e deputados.

O governador afastado chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal numa tentativa de barrar o processo de impeachment, argumentando irregularidades na composição da comissão processante. No entanto, o STF decidiu que os trabalhos poderiam continuar.

Em outra frente de batalha de Wilson Witzel, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça confirmou esta semana seu afastamento do cargo por 180 dias. Ele foi afastado devido a investigações acerca de corrupção em contratos firmados pelo Rio de Janeiro.

Na Alerj, Witzel também é acusado de envolvimento em compras fraudulentas e superfaturadas de equipamentos e insumos para o combate ao novo coronavírus. O governador nega as acusações.

 

Ouça mais:

Em decisão do STJ, Wilson Witzel é afastado do cargo por 180 dias

Witzel diz que faltam provas sobre sua participação em irregularidades

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo