Em decisão do STJ, Wilson Witzel é afastado do cargo por 180 dias

Afastamento coincide com operação que mira políticos e empresários

Publicado em 28/08/2020 - 11:13 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro está afastado do cargo por 180 dias. A decisão, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves, foi comunicada nesta manhã a Wilson Witzel, na residência oficial de governo.

O afastamento coincide com uma grande operação que mira políticos do estado e empresários, acusados de participação em esquemas de desvios de verbas públicas. Polícia Federal e Ministério Público estão sendo cumprindo 17 mandados de prisão, sendo seis preventivas e 11 temporárias, além de 72 de busca e apreensão.

Entre os presos, está o Pastor Everaldo, presidente Nacional do Partido Social Cristão, o PSC, o mesmo de Witzel. O Superior Tribunal de Justiça também determinou a prisão do ex-secretário estadual Lucas Tristão, do empresário Mário Peixoto, além de Alessandro Duarte, Cassiano Luiz, Juan Elias Neves de Paula, João Marcos Borges Mattos e o ex-prefeito do município de Volta Redonda Gothardo Lopes Netto.

O Ministério Público pediu a prisão do governador Witzel, mas o ministro Benedito Gonçalves entendeu ser suficiente o afastamento do cargo.

Os mandados são cumpridos nas duas sedes do governo do estado, os Palácios Laranjeiras e Guanabara; na residência do vice-governador, Claudio Castro, na Assembleia Legislativa e outros endereços, também no Espírito Santo, em São Paulo, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e Distrito Federal.

Há, ainda, busca e apreensão em um endereço no Uruguai, local onde estaria um dos investigados, cuja prisão preventiva foi decretada. A Polícia Federal informou que cerca de 380 agentes participação da operação.

De acordo com o Ministério Público Federal, a ação desta sexta-feira é um desdobramento da Operação Placebo, deflagrada em maio e que investiga corrupção em contratos públicos do Executivo fluminense no contexto da pandemia de covid-19.

O MPF afirma que, a partir da eleição de Witzel, foi estruturada uma organização criminosa no governo, dividida em três grupos. Liderados por empresários, esses grupos lotearam algumas das principais pastas estaduais, a exemplo da Secretaria de Saúde, para esquemas que beneficiassem suas empresas.

Segundo as investigações, as Organizações Sociais que gerenciam serviços de saúde estariam no centro do esquema por meio do direcionamento de licitações e instituição de uma caixinha de propina abastecida pelas OSs e seus fornecedores.

Uma das operações suspeitas é a contratação da Organização Social Iabas para gerir os hospitais de campanha destinados ao tratamento de pacientes com covid-19. As investigações apontam que a OS tem relação com um dos grupos que controlam a saúde no estado, contribuindo também com a “caixinha da propina”.

O Ministério Público Federal sustenta, ainda, que alguns deputados estaduais podem ter se beneficiado de dinheiro público desviado de sobras dos duodécimos do Poder Legislativo.

As investigações apontam fraudes envolvendo inclusive no Poder Judiciário, por meio de um esquema arquitetado por um desembargador do Trabalho, que beneficiaria organizações sociais do grupo criminoso por meio do pagamento de dívidas trabalhistas judicializada com uma triangulação com o recebimento do governo do estado de restos a pagar.

As denúncias foram apresentadas pela Procuradoria Geral da República e envolvem também pagamentos efetuados por empresas ligadas ao empresário Mário Peixoto, já preso, ao escritório de advocacia de Helena Witzel, primeira-dama do estado.

A defesa do governador Wilson Witzel já se pronunciou afirmando que recebe com grande surpresa a decisão de afastamento do cargo, tomada de forma monocrática e com tamanha gravidade. Segundo a nota, os advogados aguardam ter acesso ao conteúdo da decisão para tomar as medidas cabíveis.

O Pastor Everaldo divulgou um posicionamento dizendo que sempre esteve à disposição de todas as autoridades e reitera sua confiança na Justiça.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo