Senado retoma reuniões deliberativas presenciais

Desde março as sessões ocorriam por videoconferência

Publicado em sábado, 19 Setembro, 2020 - 13:43 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Senado retoma esta semana as reuniões deliberativas com a presença de parlamentares. Devido à pandemia do coronavírus, desde março os trabalhos nas comissões estavam suspensos e, no plenário, as sessões ocorriam por videoconferência.

Neste retorno, as comissões de Constituição e Justiça e de Relações Exteriores vão sabatinar e votar nomes indicados para cargos em tribunais e embaixadas. Serão 34 sabatinas com diplomatas a partir de hoje. E, amanhã, será a vez da CCJ ouvir três indicados para o Superior Tribunal Militar e uma indicada para o Conselho Nacional de Justiça. Depois, essas indicações serão analisadas no plenário, que dará a palavra final.

Os indicados aos cargos vão participar por videoconferência, mas as votações serão presenciais, para garantir o sigilo das deliberações, conforme o regimento do Senado.

Para evitar aglomeração, a comissão diretora instalou cabines de votação em diferentes locais do prédio. Duas delas vão funcionar no sistema drive-thru e os senadores poderão votar sem sair do carro.

Também está prevista para esta semana uma sessão de debates sobre os desafios econômicos, sociais e ambientais do Brasil para o período pós-pandemia.

Já na Câmara dos Deputados estão na pauta de hoje as mudanças propostas pelos senadores no projeto que reformula o Código de Trânsito Brasileiro. Uma delas torna infração grave punida, com multa, o ato de transportar ou manter embalagem não lacrada de bebida alcoólica no veículo em movimento, exceto no porta-malas ou no bagageiro.

Outra alteração mantém a pena de prisão hoje prevista na legislação para os casos de motorista embriagado que tenha provocado acidente grave. O texto aprovado em junho na Câmara previa substituição de pena. Quanto ao uso da cadeirinha, o Senado propõe que o equipamento seja compatível ao peso e à altura da criança.

Os deputados podem votar alterações feitas pelos senadores no projeto de lei que prevê ajuda para a área de esportes durante a pandemia de Covid-19. O texto do Senado amplia o alcance do auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores do setor que não tenham recebido outro auxílio. E isenta vários órgãos e entidades do imposto de importação de equipamentos e materiais esportivos.

O plenário da Câmara pode votar ainda seis medidas provisórias. Entre elas, a que trata da tributação de empresas automotivas instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. E a MP que concede reajuste salarial para policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal.

Edição: Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Polícia Civil do Rio faz reconstituição da morte do menino João Pedro

Ele foi morto em maio, durante operação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. O pai esteve na ação de reprodução simulada e cobrou justiça pela morte prematura do filho, que tinha apenas 14 anos.

Baixar arquivo
Geral

Hospital federal que pegou fogo no Rio suspende atendimentos

Estão suspensos por tempo indeterminado todos os atendimentos no Hospital Federal de Bonsucesso, um dos mais importantes da rede pública do Rio, que foi atingido por um incêndio terça-feira (27). Segundo profissionais do hospital, as equipes tentam entrar em contato com pacien

Baixar arquivo
Saúde

Guedes nega que haja intenção de privatizar o SUS

Ao participar hoje (29) de reunião da Comissão Mista da Covid-19 do Congresso Nacional, o ministro da Economia negou intenção de privatizar o SUS, o Sistema Único de Saúde, e defendeu o uso de vouchers, uma espécie de ticket ou vale, para a população usar em serviços privados.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Candidatas já podem baixar cartilha de segurança nas redes sociais

O guia, com dicas para as eleições, foi lançado pelo TSE e o Instagram. O objetivo é proteger as mulheres na política das agressões virtuais e traz dicas contra ações de hackers, de como restringir usuários e fazer denúncias de ataques à plataforma.

 

Baixar arquivo
Saúde

Hemorio faz campanha para aumentar doações de sangue

Estoques tiveram queda de 10% em outubro em relação a 2019. O Hemorio registrou o menor número de voluntários por dia desde o início da pandemia, levando a decretar o alerta vermelho.

Baixar arquivo
Economia

FGV: índice usado no reajuste do aluguel tem alta de 3,23% em outubro

Alta é menor que a de setembro (4,34%) devido à redução dos preços ao produtor, que compõe também o IGP-M. Já os componentes que medem preços ao consumidor e da construção civil tiveram aceleração.

Baixar arquivo