Senado retoma reuniões deliberativas presenciais

Desde março as sessões ocorriam por videoconferência

Publicado em 19/09/2020 - 13:43 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Senado retoma esta semana as reuniões deliberativas com a presença de parlamentares. Devido à pandemia do coronavírus, desde março os trabalhos nas comissões estavam suspensos e, no plenário, as sessões ocorriam por videoconferência.

Neste retorno, as comissões de Constituição e Justiça e de Relações Exteriores vão sabatinar e votar nomes indicados para cargos em tribunais e embaixadas. Serão 34 sabatinas com diplomatas a partir de hoje. E, amanhã, será a vez da CCJ ouvir três indicados para o Superior Tribunal Militar e uma indicada para o Conselho Nacional de Justiça. Depois, essas indicações serão analisadas no plenário, que dará a palavra final.

Os indicados aos cargos vão participar por videoconferência, mas as votações serão presenciais, para garantir o sigilo das deliberações, conforme o regimento do Senado.

Para evitar aglomeração, a comissão diretora instalou cabines de votação em diferentes locais do prédio. Duas delas vão funcionar no sistema drive-thru e os senadores poderão votar sem sair do carro.

Também está prevista para esta semana uma sessão de debates sobre os desafios econômicos, sociais e ambientais do Brasil para o período pós-pandemia.

Já na Câmara dos Deputados estão na pauta de hoje as mudanças propostas pelos senadores no projeto que reformula o Código de Trânsito Brasileiro. Uma delas torna infração grave punida, com multa, o ato de transportar ou manter embalagem não lacrada de bebida alcoólica no veículo em movimento, exceto no porta-malas ou no bagageiro.

Outra alteração mantém a pena de prisão hoje prevista na legislação para os casos de motorista embriagado que tenha provocado acidente grave. O texto aprovado em junho na Câmara previa substituição de pena. Quanto ao uso da cadeirinha, o Senado propõe que o equipamento seja compatível ao peso e à altura da criança.

Os deputados podem votar alterações feitas pelos senadores no projeto de lei que prevê ajuda para a área de esportes durante a pandemia de Covid-19. O texto do Senado amplia o alcance do auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores do setor que não tenham recebido outro auxílio. E isenta vários órgãos e entidades do imposto de importação de equipamentos e materiais esportivos.

O plenário da Câmara pode votar ainda seis medidas provisórias. Entre elas, a que trata da tributação de empresas automotivas instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. E a MP que concede reajuste salarial para policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo