Bolsonaro faz primeira visita ao novo presidente do STF, Luiz Fux

Encontro durou 45 minutos e ocorreu a portas fechadas

Publicado em 13/10/2020 - 21:02 Por Victor Ribeiro - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro fez nessa terça-feira a primeira visita de cortesia ao novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. O encontro durou 45 minutos e ocorreu a portas fechadas, sem a presença de assessores ou ministros.

Na reunião, Fux apresentou a Bolsonaro as principais diretrizes para os dois anos de mandato como presidente do Poder Judiciário e destacou os eixos da gestão: a proteção dos direitos humanos e ao meio ambiente; a segurança jurídica para as operações econômicas; o combate à corrupção, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro; e a digitalização da Justiça.

O encontro não constava da agenda dos presidentes do Executivo e do Judiciário, mas ocorreu a pedido de Jair Bolsonaro. O objetivo foi estabelecer o diálogo institucional e reforçar a harmonia entre os Poderes.

Foi a terceira vez este ano que Bolsonaro foi de surpresa até o Supremo. Na primeira, em maio, o presidente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e um grupo de empresários atravessaram a Praça dos Três Poderes a pé para visitar o então presidente da Corte, o ministro Dias Toffoli. Eles demonstraram preocupação com a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19.

E a segunda visita foi em setembro, quando Jair Bolsonaro prestigiou a sessão plenária que marcou a despedida de Toffoli da Presidência do Supremo.

Na semana passada, o plenário da Corte começou a julgar de que forma Bolsonaro poderá depor no inquérito que investiga se é verdade a declaração do ex-ministro da Justiça Sergio Moro de que o presidente teria tentado interferir politicamente na Polícia Federal. Existe a possibilidade de o depoimento ser presencial ou por escrito. Até agora, somente o relator, ministro Celso de Mello, votou, pelo interrogatório presencial.

A previsão é de retomar o julgamento esta semana, mas, antes, o plenário do Supremo Tribunal Federal vai julgar o pedido da defesa para soltar o traficante André do Rap.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo