Relatório da PEC Emergencial fica para o ano que vem

Proposta institui medidas para controlar despesas da União

Publicado em 11/12/2020 - 19:51 Por Renata Martins - Brasília

O relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Emergencial, senador Márcio Bittar (MDB-AC), decidiu deixar para o ano que vem a apresentação do relatório à Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

A PEC 186/2019 institui medidas para controlar o crescimento das despesas no orçamento da União.

A proposta veda a ampliação de benefícios tributários, caso estes ultrapassem 2% do PIB a partir de 2026, e proíbe que novas leis autorizem o pagamento retroativo de gastos com pessoal.

Em nota, Márcio Bittar informa que buscou construir um texto de consenso, consultou o governo, líderes do Congresso e parlamentares e, segundo ele, "em vista da complexidade das medidas, bem como da atual conjuntura do país", decidiu não mais apresentar o relatório em 2020.

Bittar disse acreditar que a proposta será melhor debatida no ano que vem, após o recesso parlamentar do Congresso Nacional.

Com o adiamento para fevereiro da apresentação do relatório, a votação da PEC Emergencial será feita após a eleições para presidência das casas legislativas, quando o atuais presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) serão substituídos.

Esta semana, Maia afirmou que é necessário aprovar a PEC Emergencial antes da votação do Orçamento da União de 2021 para que se mantenha o equilíbrio fiscal.

 

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo