Bolsonaro sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021

Com metas e prioridades de gastos do governo, lei prevê PIB 3,2% maior

Publicado em 01/01/2021 - 12:11 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro sancionou no último dia do ano a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021. A chamada LDO define as metas e prioridades para os gastos do governo no ano e havia sido aprovada pelo Congresso Nacional no último dia 16 de dezembro.

Pela lei sancionada, o governo federal estima para 2021 um crescimento do PIB esperado de 3,2%, uma inflação também de 3,2% segundo IPCA, e uma taxa de câmbio média de cinco reais e trinta centavos para cada dólar. Essas estimativas servem para o governo prever quanto deve receber de impostos.

Já a meta fiscal, que é a soma de receitas menos as despesas excluindo os gastos com a dívida, foi fixada em 247 bilhões de reais de déficit. O valor é quase o dobro do déficit previsto para 2020.

A LDO traça as diretrizes do orçamento. Já os detalhes são definidos pela LOA, a Lei Orçamentária Anual, que ainda não foi votada pelo Congresso.

Por isso, o governo só poderá usar uma parte do orçamento, até que o legislativo vote a LOA. Mesmo assim, a União está autorizada a realizar despesas emergenciais.

A LDO também definiu os projetos prioritários, que não poderão sofrer contingenciamento de recursos em 2021, entre eles, está o Fundeb, o Fundo de financiamento da Educação Básica, além de programas na área da saúde, e à aquisição de novos caças pela Aeronáutica e o projeto de desenvolvimento de submarinos da Marinha.

Últimas notícias
Justiça

Senado aprova André Mendonça para o STF

O plenário do Senado Federal aprovou, por 47 votos a 32, a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal

O ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União vai ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho.

Baixar arquivo
Economia

Empresa Brasil de Comunicação está entre as melhores estatais do país

O governo concedeu, nesta quarta-feira, a certificação de governança para 60 empresas estatais que apresentaram avanços de gestão. 

Baixar arquivo
Educação

Gabaritos oficiais do Enem 2021 já estão disponíveis

Para conferir as questões, o candidato precisa prestar atenção nas cores do gabarito e das provas de cada domingo. Os resultados do Enem 2021 serão publicados no dia 11 de fevereiro do ano que vem.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal ouve vítima do incêndio na Boate Kiss

Kátia Giane, que era funcionária do estabelecimento, conta que o uso de artefatos pirotécnicos era corriqueiro tanto pelas bandas quanto pelos clientes. A tragédia aconteceu há quase nove anos, em Santa Maria, Rio Grande do Sul

Baixar arquivo
Internacional

França exigirá teste de covid negativo para entrada de viajantes

A medida contempla tanto aqueles que estão vacinados como os que não estão, e atinge qualquer pessoa que venha de países de fora da União Europeia. O país enfrenta a quinta onda da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Operação da PF e Bope prende três pessoas no Complexo da Maré

Também foram apreendidos um fuzil, duas pistolas, duas granadas defensivas, carregadores de fuzil, munições e drogas.

Baixar arquivo