Bolsonaro sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021

Com metas e prioridades de gastos do governo, lei prevê PIB 3,2% maior

Publicado em 01/01/2021 - 12:11 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro sancionou no último dia do ano a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021. A chamada LDO define as metas e prioridades para os gastos do governo no ano e havia sido aprovada pelo Congresso Nacional no último dia 16 de dezembro.

Pela lei sancionada, o governo federal estima para 2021 um crescimento do PIB esperado de 3,2%, uma inflação também de 3,2% segundo IPCA, e uma taxa de câmbio média de cinco reais e trinta centavos para cada dólar. Essas estimativas servem para o governo prever quanto deve receber de impostos.

Já a meta fiscal, que é a soma de receitas menos as despesas excluindo os gastos com a dívida, foi fixada em 247 bilhões de reais de déficit. O valor é quase o dobro do déficit previsto para 2020.

A LDO traça as diretrizes do orçamento. Já os detalhes são definidos pela LOA, a Lei Orçamentária Anual, que ainda não foi votada pelo Congresso.

Por isso, o governo só poderá usar uma parte do orçamento, até que o legislativo vote a LOA. Mesmo assim, a União está autorizada a realizar despesas emergenciais.

A LDO também definiu os projetos prioritários, que não poderão sofrer contingenciamento de recursos em 2021, entre eles, está o Fundeb, o Fundo de financiamento da Educação Básica, além de programas na área da saúde, e à aquisição de novos caças pela Aeronáutica e o projeto de desenvolvimento de submarinos da Marinha.

Últimas notícias
Esportes

Ex-lateral direito Jorginho é o novo técnico do Atlético-GO

Atlético-GO enfrenta hoje (17), às 21h30, no estádio Antônio Accioly, o Antofagasta, do Chile. Jorginho ainda não dirige o time que será comandado à beira do campo pelo auxiliar Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Esportes

Corinthians enfrenta o Boca Juniors pela Libertadores nesta terça (17)

Os paulistas lideram o Grupo E, com sete pontos conquistados. Caso vençam na noite de hoje, garantem classificação para as oitavas de final.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro terá frio e chuva nos próximos dias

A frente fria que provocou ventania e chuva de granizo no Rio de Janeiro nessa segunda-feira, ainda vai deixar o tempo chuvoso e com temperaturas baixas pelos próximos dias.

Baixar arquivo
Economia

IGP-10 recua para 0,10% em maio, aponta FGV

Com o resultado, o indicador acumula taxa de inflação de 12,13% em 12 meses. Quase um terço do registrado em maio de 2021, quando ficou em 35,91%.

Baixar arquivo
Segurança

PF faz operação contra lavagem de dinheiro e evasão de divisas

Ação é desdobramento de investigação contra o ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes. 11 mandado de busca e apreensão são cumpridos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Esportes

Robert Scheidt vence na classe Laser da Europa Cup

Scheidt esteve sempre na liderança, vencendo seis das oito regatas, e soma 91 títulos internacionais.

Baixar arquivo