MP Eleitoral pede ao TSE cassação do governador do Pará

Helder Barbalho é acusado de abuso de poder econômico

Publicado em 27/01/2021 - 21:12 Por Kariane Costa - Brasília

O Ministério Público Eleitoral no Pará enviou ao Tribunal Superior Eleitoral um pedido de cassação do governador do estado, Helder Barbalho, e do vice-governador, Lúcio Vale, por abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação social na campanha eleitoral de 2018, inclusive com a disseminação de fake news.

O Ministério Público pede ainda as perdas dos direitos políticos por 8 anos do governador e do vice. Também de sócios, proprietários e dirigentes da RBA, Rede Brasil Amazônia de Comunicação entre os quais está o senador Jader Barbalho.

Segundo o MP, houve privilégio à chapa de Helder Barbalho nos veículos da RBA, algumas concessões públicas, e também a divulgação apenas de notícias negativas sobre o candidato adversário, Márcio Miranda.

A manifestação do MP Eleitoral ao TSE foi feita em recurso contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral que considerou improcedentes ações feitas pelo também candidato a governador Márcio Miranda e sua coligação.

Nós tentamos contato com o governador Helder Barbalho e com a assessoria do senador Jader Barbalho, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Pfizer entrega mais 2,3 milhões de doses

Já foram entregues ao Plano Nacional de Imunizações 89 milhões de doses. Até o dia 30, o laboratório deve entregar mais 11 milhões para cumprir o contrato com o Ministério da Saúde. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil terá clássico com Argentina na semifinal do Mundial de Futsal

Brasileiros e argentinos jogam pela vaga na grande decisão da Copa do Mundo de Futsal na quarta-feira (29), às 14h (no horário de Brasília).

Baixar arquivo
Geral

1.600 motoristas são banidos de aplicativo

Em comunicado, a Uber informou que foram cortados da plataforma os motoristas com altas taxas de cancelamento de corridas.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil celebra títulos internacionais no tênis de mesa e no boxe

No tênis de mesa, Hugo Calderano foi campeão do WTT Star Contender de Doha (Catar). No boxe, Beatriz Ferreira ficou com o título do Mundial Militar.

Baixar arquivo
Geral

Presidente Bolsonaro testa negativo para covid-19

O presidente esteve em isolamento no Palácio da Alvorada durante os últimos cinco dias, após ter tido contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que testou positivo e segue em isolamento nos Estados Unidos. 

Baixar arquivo
Geral

Aposentandos e pensionistas têm que fazer prova de vida até 30/9

Desde julho, os servidores inativos que não fizeram a prova de vida em 2020 e 2021, ou em um dos dois anos, devem regularizar sua situação cadastral.

Baixar arquivo