Paes toma posse chamando gestão de Crivella de “herança maldita”

Prefeito do Rio publicou 70 decretos com itens prometidos em campanha

Publicado em 01/01/2021 - 15:47 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do DEM, e seu vice Nilton Caldeira, do PL, tomaram posse na tarde desta sexta-feira (1º), em cerimônia restrita na Câmara Municipal.

No discurso de posse para seu terceiro mandato à frente do executivo carioca, Paes, de 51 anos, afirmou que pega a prefeitura com um cenário desastroso. Mas que não vai ficar olhando pra trás e reclamando do que chamou de "herança maldita".

Logo neste primeiro dia da sua administração, o novo prefeito do Rio publicou cerca de 70 decretos que estabelecem prazos e tarefas para o cumprimento de promessas feitas durante a campanha, como a recuperação dos sistemas de saúde, de ensino e de transporte, assim como a revitalização da região central da cidade.

Paes também antecipou que no domingo vai anunciar uma série de medidas de enfrentamento à covid-19. Entre elas, a criação de um comitê de especialistas, majoritariamente formado por pessoas de fora da prefeitura, um centro de Operações de Emergência para acompanhar a evolução da doença e abertura de 343 novos leitos hospitalares para atendimento de pacientes com o novo coronavírus.

Outro foco da sua gestão, segundo Paes, é o combate à corrupção, com a execução do programa Rio Integridade para mudar as práticas da administração pública.

O prefeito ainda destacou que quer fazer com que o Rio seja exemplo de práticas antirracistas, e que privilegiou a indicação de um secretariado jovem, para dar conta dos novos tempos e desafios de fazer um governo transformador.

Eduardo Paes comandou a capital fluminense entre 2009 e 2017. Também já foi vereador e deputado federal e, em 2018, concorreu ao cargo de governador, perdendo no segundo turno contra Wilson Witzel.

Antes do prefeito, a Câmara deu posse aos 51 vereadores eleitos e indicou a nova mesa diretora da Casa. Carlo Caiado, do mesmo partido de Paes, o DEM, vai presidir os trabalhos legislativos.

 

Últimas notícias
Economia

História Hoje: há 230 anos, Bolsa de Nova Iorque era fundada

Vinte e quatro corretores e a assinatura de um pacto marcaram a fundação da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 17 de maio de 1792. Em resposta à crise financeira da época, o Acordo Buttonwood buscava promover a estabilidade no mercado e garantir transações confiáveis.

Baixar arquivo
Esportes

Internacional e Cruzeiro empatam pelo Brasileirão Feminino

O Palmeiras segue líder com 22 pontos, Corinthians, com 21, e o Inter, com 20.

Baixar arquivo
Esportes

Ituano e Grêmio empatam no encerramento da rodada da Série B

Já nesta terça-feira, teremos a abertura da oitava rodada da Série B. Às 21h30, tem Novorizontino e Sport.

Baixar arquivo
Geral

Ciclone Yakecan pode provocar ventos de 100km/h no sul do Brasil

Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta vermelho por causa da tempestade subtropical, que deve evoluir ao longo desta terça-feira. Paraná e o sul de São Paulo também devem ser afetados.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta terça-feira (17)

Cuiabá, em Mato Grosso, tem sol com muitas nuvens, temperatura entre 21 e 28º C.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo para esta terça-feira (17)

Curitiba, no Paraná, apresenta poucas nuvens, com possibilidade de geada. É bom os curitibanos tirarem os casacos dos armários, porque o frio promete ser intenso.

Baixar arquivo