CPI dos Incêndios no RJ aprova relatório e recomenda 19 indiciamentos

Resultado da investigação segue para aprovação no plenário da Alerj

Publicado em 18/03/2021 - 16:10 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Os deputados da Assembleia Legislativa que compõem a CPI responsável por investigar vários incêndios ocorridos no Rio de Janeiro em 2019 aprovaram, por unanimidade, o relatório final da comissão. Com cerca de 500 páginas, o documento recomenda o indiciamento de 19 pessoas apontadas por envolvimento em três incêndios de grandes proporções que atingiram a capital fluminense.

Entre eles o do Ninho do Urubu, que causou a morte de 10 atletas da categoria de base do Flamengo no dia 8 de fevereiro daquele ano. Nesse caso específico, foi pedido o indiciamento de nove pessoas por homicídio culposo.

A CPI da Alerj também investigou o incêndio no Hospital Badim, que provocou direta ou indiretamente a morte de 22 pessoas em setembro de 2019. E outro ocorrido um mês depois, em uma whisqueria no Centro do Rio. Três bombeiros morreram no combate às chamas e outros dois alguns dias depois do incidente.

O presidente da comissão, deputado Alexandre Knoploch, do PSL, contou um pouco do trabalho desenvolvido, que, além de vistorias, ouviu mais de 80 pessoas, entre autoridades, especialistas e parentes das vítimas.

As vistorias revelaram inúmeras irregularidades. O Hospital Badim, localizado no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio, mantinha no subsolo um gerador de energia movido a combustível líquido, que não cumpria os requisitos de segurança.

Já no caso do centro de treinamento do Flamengo, o documento aponta entre as principais causas do incêndio problemas na manutenção do ar condicionado, falta de saída de emergência e o uso incompatível de contêineres como dormitórios.

Para o deputado estadual, a conclusão da CPI deixa um recado importante: a necessidade de as instituições observarem as regras e exigências previstas no código de segurança do Corpo de Bombeiros.

O relatório ainda precisa passar pelo plenário da Alerj para avançar, o que deve acontecer na próxima semana. Se aprovado por maioria simples, o documento é, então, encaminhado ao Ministério Público.

Últimas notícias
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo