Não há crise entre o Brasil, China e Estados Unidos, diz ministro

Ernesto Araújo disse que crise com embaixador chinês está superada

Publicado em 02/03/2021 - 20:08 Por Gesio Passos - Brasília

O ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, afirmou hoje que não há crise entre o Brasil, China e Estados Unidos. Na coletiva de imprensa sobre a política externa, realizada, nessa terça (02), Araújo disse que a crise com embaixador chinês no país está superada.

No ano passado, a Embaixada da China respondeu ao deputado Eduardo Bolsonaro, que acusou o país oriental de espionagem cibernética com a tecnologia 5G. A representação chinesa disse que a posição do filho do presidente era inaceitável e que ele defendia os interesses do governo americano.

Ernesto Araújo também disse que o Brasil prioriza as relações com os Estados Unidos e que essa postura não mudou com a derrota de Donald Trump na eleição.

O chancelar comentou o pedido de um senador americano para que o governo brasileiro se posicionasse em relação a invasão da sede do parlamento dos Estados Unidos por apoiadores de Trump.

O ministro das relações exteriores defendeu a atuação do país em relação as pautas ambientais e disse que o Brasil foi convidado pelos Estados Unidos para uma nova cúpula do clima neste ano.

Araújo disse ainda que a política externa brasileira está comprometida com inserção do setor industrial do país no mercado internacional e com o apoio do Brasil ao combate ao narcotráfico.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Câmara analisa ensino presencial como atividade essencial

Está na pauta de votações desta quinta-feira (15), na Câmara dos Deputados, um projeto que torna atividades essenciais a Educação Básica e o Ensino Superior, em formato presencial. O tema divide o plenário.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: grandes empresas doam 2,3 milhões de remédios para intubação

Em meio a escassez de medicamentos para intubação, grandes empresas devem entregar, nesta quinta-feira, 2,3 milhões de remédios usados no tratamento de pacientes graves da covid-19. A iniciativa reúne um grupo de sete empresas: entre Petrobras, Itaú Unibanco e a mineradora Vale.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos seguem como prioridade na vacinação contra covid-19

Em sessão da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações garantiu que grupo é prioridade no calendário de vacinação contra a covid-19 no Brasil.

Baixar arquivo
Política

Em carta a Biden, Bolsonaro promete eliminar desmatamento ilegal

Prestes a participar da reunião sobre clima, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro enviou uma carta ao anfitrião do encontro e se comprometeu a eliminar o desmatamento ilegal no Brasil, até 2030.

Baixar arquivo
Economia

IGP-10 sobe 1,58% em abril e acumula inflação de 9,16% este ano

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10, da Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,58% em abril, acumulando alta de 9,16% somente este ano e de mais de 31% nos últimos 12 meses. 

Baixar arquivo
Geral

Eduardo Paes testa positivo para covid-19 pela segunda vez

Prefeito do Rio de Janeiro sentiu sintomas gripais leves e realizou o teste rápido nesta quinta-feira (15).

Baixar arquivo