Agenda da semana tem CPI da Covid-19 e nova Lei da Segurança Nacional

Senado deve discutir auxílio a restaurantes, bares e lanchonetes

Publicado em 11/04/2021 - 14:43 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A CPI da Covid-19, um projeto para revogar decretos presidenciais que ampliaram o acesso a armas e munições, e uma proposta para substituir a atual Lei de Segurança Nacional estão entre os temas desta semana no Congresso.

Apesar de defender que este não é o momento adequado para se instalar a CPI da Covid-19, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que vai cumprir a decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso e determinar a criação da CPI nesta terça-feira (13).

A CPI pretende investigar as ações do governo federal na pandemia, em especial no caso da falta de oxigênio em Manaus. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, marcou para esta quarta-feira (14) o julgamento para analisar a liminar de Barroso determinando a instalação da Comissão.

Ainda no Senado Federal, está na pauta desta semana um projeto de decreto legislativo que revoga os decretos presidenciais deste ano que ampliaram o acesso a armas e munições. Os senadores também devem apreciar um projeto que cria um programa de auxílio aos restaurantes, bares e lanchonetes devido ao impacto causado pela pandemia. A proposta cria auxílio no valor de R$ 2 mil mensais; suspensão dos tributos federais e posterior renegociação das dívidas.

Já na Câmara dos Deputados a pauta ainda não foi definida para esta semana. Contudo, o presidente da Casa, o deputado Arthur Lira, manifestou o interesse de pautar o requerimento de urgência para votação do projeto da Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito para substituir a atual Lei de Segurança Nacional.

Entre os projetos que também podem entrar na pauta de votações da Câmara nesta semana estão o que prorroga, por três meses, o prazo para declaração do Imposto de Renda; o que dispensa licitação para compra de medicamentos necessários para o enfrentamento à covid-19; e outro que permite a utilização temporária dos leitos vagos nos Hospitais das Forças Armadas pela população civil.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo