Conselho de Ética da Câmara do Rio quer cassar mandato de Dr. Jairinho

Vereador é acusado de matar o enteado, Henry Borel, de 4 anos

Publicado em 21/04/2021 - 21:04 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro deve pedir, na semana que vem, a cassação do mandato do vereador preso Dr. Jairinho. Foi o que afirmou o presidente do colegiado, deputado Alexandre Izquierdo. Nesta quarta-feira (21) os membros se reuniram após o conselho ter obtido a cópia do inquérito sobre o caso da morte do menino Henry Borel.

O processo contra um vereador pode ser iniciado a partir de representação assinada por 22 parlamentares, ou que tenha sido aprovada pelo próprio Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. A perda de mandato é decidida após um longo processo de instrução, em votação aberta no Plenário. São necessários os votos favoráveis de dois terços dos vereadores.

O parlamentar é investigado pela morte do menino Henry Borel, de 4 anos, no último dia 8 de março. Jairinho e a mãe do menino, Monique Medeiros, foram presos preventivamente, acusados do crime.

Em depoimentos, eles contaram que encontraram Henry desacordado e que ele havia caído da cama.

O laudo do Instituto Médico Legal aponta diversas lesões na cabeça e no corpo da criança, não compatíveis com uma queda da cama.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo