Covid-19: prefeitos reclamam da falta de insumos hospitalares

Dirigentes levaram demandas aos senadores nesta segunda-feira

Publicado em 12/04/2021 - 14:25 Por Maíra Heinen - Brasília

Falta de insumos hospitalares atinge 90% dos cerca de 300 maiores municípios do país. Este e outros dados relativos ao enfrentamento da pandemia foram apresentados por prefeitos, durante audiência pública na comissão do Senado que debate a covid-19, nesta segunda-feira (12).

Além da falta de oxigênio hospitalar, outros produtos considerados básicos para atendimento aos doentes, como luvas e fraldas geriátricas, também estão acabando. Isto preocupa dirigentes municipais, como destacou Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos.

Além de Jonas Donizette, também participou da audiência o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi. E ele confirmou que as prefeituras vivem hoje um quadro dramático.

Aroldi ressaltou que prefeitos tem buscado soluções para evitar a propagação do vírus. Disse ainda que mais de 70% das cidades adotaram algum tipo de medida como toque de recolher, restrições em fins de semana e suspensão de aulas presenciais. Mas, ele defendeu um esforço nacional e destacou a falta de uma campanha de informação à população que mostre os benefícios da vacina e a necessidade de medidas não farmacológicas, enquanto não há imunização para todos.

Sobre as vacinas, Glademir Aroldi ressaltou que os municípios têm capacidade para vacinar 1,5 milhão pessoas por dia, ou até mais; mas o problema é que o ritmo lento da imunização ocorre pela baixa oferta das vacinas.

A comissão temporária da covid-19 aprovou ainda a realização de uma audiência pública para buscar ajuda internacional para o Brasil. Devem ser convidados os embaixadores da China, da Índia, dos Estados Unidos e da Rússia. Também foi aprovado um requerimento para que senadores possam visitar fábricas de imunizantes veterinários que poderiam ser utilizadas na produção de vacinas contra a covid-19.


 

Edição: Leila Santos/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Exposição destaca o protagonismo da mulher nas artes plásticas

Uma exposição em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, destaca o protagonismo das mulheres nas artes plásticas. Cinco artistas com trabalhos individuais dividem, até 20 de junho, o espaço da exposição “Arte Contemporânea Feminina”.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Inpi prioriza trâmite de tecnlogias para enfrentamento à covid

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que é o órgão responsável pelas patentes no Brasil, prioriza o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo c

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação do DF inclui professores de creches

A vacinação contra covid-19 no Distrito Federal vai incluir dois novos grupos prioritários esta semana.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Municípios podem aderir ao pacto para erradicação do trabalho escravo

Os municípios brasileiros também vão poder aderir ao Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo. A portaria publicada no dia da abolição da escravidão no país, 13 de maio, ampliou a participação no pacto, que antes era restrito aos estados.

Baixar arquivo
Saúde

Senadores querem ir à China para negociar mais vacinas

A vacina do laboratório Sinopharm foi aprovada para uso emergencial

Baixar arquivo