Relator da Reforma Tributária apresenta texto em comissão do Congresso

Arthur Lira se adiantou e defendeu "fatiamento" da reforma

Publicado em 03/05/2021 - 21:50 Por Kariane Costa - Rádio Nacional - Brasília

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro do PP da Paraíba vai apresentar o relatório da Reforma Tributária na Comissão Mista do Congresso Nacional nesta terça-feira (4).

Aguinaldo convocou os integrantes do colegiado para uma reunião às 15h.

Antes do anúncio do relator, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, se adiantou e defendeu o fatiamento da reforma tributária para facilitar a aprovação do texto.

A ideia é unificar primeiro impostos federais, deixando os estaduais e municipais para serem debatidos depois.

Com isso, o primeiro imposto a ser criado seria a Contribuição sobre Bens e Serviços que seria denominado CBS, unificando PIS e COFINS.

Cofins é a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. O tributo federal foi criado há quase 30 anos, e incide sobre Pessoas Jurídicas e empresas. O cálculo é feito a partir da receita bruta das instituições.

Já os recursos do PIS, Programa de Integração Social, são recolhidos por órgãos e entidades e destinados ao custeio do abono salarial e seguro-desemprego, por exemplo, para os trabalhadores públicos e de empresas privadas.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, também admitiu a possibilidade da inclusão de um imposto digital no texto da Reforma.

A Reforma Tributária é considerada prioridade pelo governo federal. A proposta de emenda à constituição pretende simplificar e reorganizar os impostos e tributos no Brasil.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Luiz Cláudio Ferreira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Contra "freguês" de Pia, seleção feminina decide futuro na Olimpíada

A seleção feminina de futebol está a três jogos de uma inédita medalha de ouro olímpica. O primeiro dos três desafios finais nos Jogos de Tóquio é nesta sexta-feira (30), às 5h (horário de Brasília), diante do Canadá, no estádio de Miyagi, na cidade de Rifu, pelas quartas de final.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo vai recrutar voluntários para testar medicamento para covid-19

O estudo é coordenado pela National Institutes of Health, com a participação de vários países, como Argentina, Peru e África do Sul, e um total de 700 voluntários. No Brasil, a pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Minas Gerais.(UFMG).

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Relatório aponta pobreza e desemprego como risco ao tráfico de pessoas

O crime de tráfico de pessoas é o terceiro maior delito no mundo e ocorre quando os traficantes se aproveitam de vulnerabilidades de pessoas: mulheres, crianças, adolescentes, muitas vezes com promessas enganosas de trabalho e renda.

Baixar arquivo
Política

CGU descarta sobrepreço na Covaxin, mas compra é cancelada

Relatório aponta que a Precisa não ofereceu oficialmente as doses por US$ 10 para depois fechar contrato por US$ 15

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz começa a vacinar em massa comunidade da Maré, no Rio

Trinta mil moradores do Complexo da Maré começaram a ser imunizados contra a covid. Todos os imunizados vão participar de uma pesquisa com acompanhamento por seis meses para monitorar os efeitos da vacinação em larga escala e o avanço da pandemia nas comunidades do Complexo.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Flamengo enfrenta o ABC (RN) pelas oitavas de final

O Maracanã vai abrir as portas esta quinta (29), às 20h, para Flamengo e ABC-RN. É a primeira partida no duelo pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Baixar arquivo