Relator da Reforma Tributária apresenta texto em comissão do Congresso

Arthur Lira se adiantou e defendeu "fatiamento" da reforma

Publicado em 03/05/2021 - 21:50 Por Kariane Costa - Rádio Nacional - Brasília

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro do PP da Paraíba vai apresentar o relatório da Reforma Tributária na Comissão Mista do Congresso Nacional nesta terça-feira (4).

Aguinaldo convocou os integrantes do colegiado para uma reunião às 15h.

Antes do anúncio do relator, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, se adiantou e defendeu o fatiamento da reforma tributária para facilitar a aprovação do texto.

A ideia é unificar primeiro impostos federais, deixando os estaduais e municipais para serem debatidos depois.

Com isso, o primeiro imposto a ser criado seria a Contribuição sobre Bens e Serviços que seria denominado CBS, unificando PIS e COFINS.

Cofins é a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. O tributo federal foi criado há quase 30 anos, e incide sobre Pessoas Jurídicas e empresas. O cálculo é feito a partir da receita bruta das instituições.

Já os recursos do PIS, Programa de Integração Social, são recolhidos por órgãos e entidades e destinados ao custeio do abono salarial e seguro-desemprego, por exemplo, para os trabalhadores públicos e de empresas privadas.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, também admitiu a possibilidade da inclusão de um imposto digital no texto da Reforma.

A Reforma Tributária é considerada prioridade pelo governo federal. A proposta de emenda à constituição pretende simplificar e reorganizar os impostos e tributos no Brasil.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Luiz Cláudio Ferreira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Lewandowski concede a Pazuello direito de ficar em silêncio na CPI

A decisão contempla parcialmente o pedido de habeas corpus feito pela Advocacia-Geral da União e inclui o direito a não responder perguntas que possam incriminá-lo em seu depoimento, marcado para a próxima quarta-feira (19).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Estudantes de escola técnica desenvolvem conversor de Libras em texto

O software de reconhecimento já tem mais de 100 sinais programados que podem ser convertidos em texto, e alcançou uma precisão de 96% durante os testes.

Baixar arquivo
Geral

São Paulo promove Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Neste sábado (15), a prefeitura de São Paulo promove o Dia D da Vacinação Contra a Gripe. Os postos de saúde estarão abertos, excepcionalmente, para a aplicação da vacina.

Baixar arquivo
Economia

Selo certifica produto artesanal de origem animal para venda no país

Chamado de Arte, registro já é adotado em cerca de 160 produtos. O selo é obrigatório para comercialização nacional em mercados, empórios e outros estabelecimentos comerciais.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2021 não tem data definida, mas ocorrerá este ano, diz ministro

Após dúvida gerada por portaria publicada nesta semana, Milton Ribeiro garantiu que exame será aplicado, com expectativa de realização em outubro ou novembro deste ano. Inep comunicou que está concluindo cronograma das provas.

Baixar arquivo
Justiça

Campanha do TSE vai combater desinformação sobre urna eletrônica

Sistema digital fez 25 anos nesta semana. No período, segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, nunca houve violação ou fraude comprovada. PEC em tramitação na Câmara quer a volta do voto em papel.

Baixar arquivo