Guedes participa de audiência na Câmara sobre reforma administrativa

Publicado em 08/07/2021 - 09:14 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Economia Paulo Guedes esteve nesta quarta-feira (7)  na Câmara dos Deputados para tratar das mudanças propostas pela PEC que traz novas regras para o funcionalismo público.

 Guedes abriu a audiência na Comissão Especial sobre o tema, afirmando que a reforma administrativa vai modernizar e garantir qualidade no serviço público.

O governo propõe mudanças na estabilidade, criando diferentes tipos de vínculo, inclusive, sem concurso público. O ministro defendeu mudanças na avaliação para garantir estabilidade de quem ingressar na carreira pública.

 Hoje a avaliação do servidor público já é prevista em Lei. Para ter estabilidade, o servidor precisa ser aprovado em um estágio probatório por período de 2 anos, onde será avaliado o desempenho no cargo.

Já há consenso entre os parlamentares que os atuais servidores não serão atingidos. Os defensores argumentam que a proposta vai trazer mais eficiência e diminuir os custos do serviço público no Brasil. 

O ministério da Economia não enviou oficialmente ao congresso, até o momento, o impacto financeiro da proposta. Já os críticos da reforma administrativa, sustentam que o texto não reduz gastos e aprofunda as desigualdades já existentes no funcionalismo.

É o que defendeu o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, o deputado professor Israel do PV do Distrito Federal.

A proposta da reforma administrativa apresentada pelo governo, preserva as vantagens para juízes, desembargadores, ministros dos tribunais superiores, procuradores, promotores, militares e congressistas.

 

 

 

Edição: Jéssica Gonçalves/Edard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo