Guedes participa de audiência na Câmara sobre reforma administrativa

Publicado em 08/07/2021 - 09:14 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Economia Paulo Guedes esteve nesta quarta-feira (7)  na Câmara dos Deputados para tratar das mudanças propostas pela PEC que traz novas regras para o funcionalismo público.

 Guedes abriu a audiência na Comissão Especial sobre o tema, afirmando que a reforma administrativa vai modernizar e garantir qualidade no serviço público.

O governo propõe mudanças na estabilidade, criando diferentes tipos de vínculo, inclusive, sem concurso público. O ministro defendeu mudanças na avaliação para garantir estabilidade de quem ingressar na carreira pública.

 Hoje a avaliação do servidor público já é prevista em Lei. Para ter estabilidade, o servidor precisa ser aprovado em um estágio probatório por período de 2 anos, onde será avaliado o desempenho no cargo.

Já há consenso entre os parlamentares que os atuais servidores não serão atingidos. Os defensores argumentam que a proposta vai trazer mais eficiência e diminuir os custos do serviço público no Brasil. 

O ministério da Economia não enviou oficialmente ao congresso, até o momento, o impacto financeiro da proposta. Já os críticos da reforma administrativa, sustentam que o texto não reduz gastos e aprofunda as desigualdades já existentes no funcionalismo.

É o que defendeu o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, o deputado professor Israel do PV do Distrito Federal.

A proposta da reforma administrativa apresentada pelo governo, preserva as vantagens para juízes, desembargadores, ministros dos tribunais superiores, procuradores, promotores, militares e congressistas.

 

 

 

Edição: Jéssica Gonçalves/Edard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo