Comissão da Câmara aprova substitutivo à PEC da Reforma Administrativa

Texto retoma pontos como previsão de contratação temporária

Publicado em 24/09/2021 - 10:40 Por Ana Lucia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, nessa quinta-feira (23), o substitutivo do deputado Arthur Maia, do DEM da Bahia, à Proposta de Emenda à Constituição da Reforma Administrativa. Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto retoma vários pontos da proposta encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, em setembro do ano passado.

Entre os que foram retomados pelos parlamentares estão a redução em até 25% de salários e jornada de servidores públicos e a previsão de União, estados e municípios firmarem contrato com órgãos e entidades, públicos e privados, para a execução de serviços públicos.

O texto retoma a previsão de contratação temporária de servidores pelo período de até dez anos, em vez de um período máximo de seis anos como previa o relatório anterior.

Estabelece ainda que afastamentos e licenças superiores a 30 dias não serão consideradas para remuneração em cargos de comissão e de função de confiança. A proposta torna obrigatória a avaliação periódica por desempenho para todos os servidores.

O parecer de Maia também determina que “é nula a concessão de estabilidade no emprego ou de proteção contra a despedida para empregados de empresas públicas, sociedades de economia mista e das subsidiárias dessas empresas e sociedades por meio de negociação, coletiva ou individual”.

O texto da reforma retira a competência do Poder Legislativo para dispor sobre a criação e extinção de ministérios e órgãos da administração pública.

O parecer aprovado foi criticado pela oposição, que argumentou que o novo relatório foi apresentado sem tempo hábil para análise e que retomou pontos já superados.

Deputados favoráveis à reforma, por sua vez, argumentaram que a iniciativa vai proporcionar avaliação de desempenho dos servidores e a melhoria dos serviços.

Agora, a proposta segue para o plenário da Câmara.

* Com informações da Agência Brasil.
 

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Relator da PEC dos Precatórios muda texto para viabilizar auxílio

O relator da PEC dos Precatórios apresentou novo texto nesta quinta-feira que altera a regra de correção do teto de gastos para abrir espaço fiscal para novo programa social do governo federal, o Auxílio Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio cria núcleo para atender familiares de vítimas de feminicídio

Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio oferece atividades psicossociais e psicopedagógicas, além do incentivo ao esporte e às artes. O atendimento é feito por profissionais da Secretaria de Assistência à Vítima, de diversas especialidades, e poderá ser presencial ou virtual.

Baixar arquivo
Economia

Aneel autoriza aumento de até 16% na conta de luz em SP, GO e DF

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, autorizou nesta quinta-feira o aumento da conta de luz em até 16% para quase 8 milhões de consumidores do Distrito Federal, Goiás e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank é a instituição que mais tem reclamações no Banco Central

BC divulgou o ranking de reclamações registradas ao longo do terceiro trimestre de 2021. O levantamento aponta quais são as principais insatisfações dos clientes de bancos e empresas financeiras em relação aos serviços prestados por essas instituições.

Baixar arquivo
Geral

SP: Tribunal de Contas faz vistoria em obras paradas no estado

O TCE fez uma vistoria surpresa em obras paradas no estado de São Paulo. E o que se viu foram escolas e creches abandonadas, prédios de unidades de saúde que ficaram pela metade e estruturas de água e esgoto que já deveriam ter sido entregues, mas nunca foram concluídas.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa recebe pedido de testes humanos de vacina brasileira em spray

Um grupo de pesquisadores brasileiros apresentou, nesta quinta-feira, à Anvisa o pedido para testar em voluntários humanos uma nova vacina contra a covid-19.

Baixar arquivo