CPI da Pandemia volta a se reunir e estão previstos quatro depoimentos

Publicado em 13/09/2021 - 17:42 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois do recesso na semana passada, por causa do feriadão da Independência, a CPI da Pandemia volta a se reunir esta semana. E estão previstos dois dos mais aguardados depoimentos, ligados à negociação da vacina indiana Covaxin, com intermediação da Precisa Medicamentos.

Nesta terça, a comissão receberá Marcos Tolentino da Silva, apontado como sócio da FIB Bank, empresa que se apresentou como fiadora no contrato da Precisa. Ele seria ligado ao deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara. Tolentino iria prestar depoimento no dia primeiro deste mês, mas alegou que estava internado em um hospital de São Paulo.

Já na quarta-feira, o depoimento será de Marconny Albernaz de Faria, que teria atuado como lobista para viabilizar o contrato da Precisa com o Ministério da Saúde. Faria estava agendado para o dia 2, mas apresentou um atestado médico, com duração de 20 dias, e não compareceu.

Na quinta-feira está previsto o depoimento da advogada Karina Kufa, que entrou no radar da CPI depois que foram detectadas mensagens dela no celular de Marconny Farias. Ou de Danilo Trento, diretor da Precisa medicamentos. E para sexta-feira é aguardado Pedro Batista Júnior, diretor-executivo da empresa de saúde Prevent Senior.

Existe a possibilidade de alteração da pauta da CPI, com a aprovação de novos requerimentos ou o agendamento de novos depoimentos. E ainda esta semana, deve ser divulgada a data de votação do relatório final da CPI da Pandemia, que pode acontecer na segunda quinzena deste mês.


 


 

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo