Comissão de Direitos Humanos do Senado aprova convocação de Aras

Publicado em 23/11/2021 - 12:12 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou um requerimento para que o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, fale sobre os pedidos de indiciamento recomendados no relatório final da CPI da Pandemia.

O autor do requerimento, o senador Randolfe Rodrigues, explicou que a legislação estabelece o prazo de 30 dias para a adoção das providências cabíveis quanto ao conteúdo do Relatório da CPI.

O documento foi entregue ao procurador-geral no último dia 27. Nele, constam 80 pedidos de indiciamento, entre eles o de 13 pessoas com foro privilegiado, que são o presidente da República, ministros, deputados e senadores. Por conta disso, cabe a Aras dar andamento a esse processo.

Quando recebeu o relatório, ele destacou as providências tomadas pelo MPF desde o início da pandemia: instauração do inquérito epidemiológico e atuação durante a falta do oxigênio em Manaus, por exemplo. Na época, ficou acertado que caberia a ele o encaminhamento da análise de quem tem prerrogativa de foro e que uma equipe qualificada iria analisar, sob a coordenação direta dele, todas as informações.

No dia 10, organizações da sociedade civil, encabeçadas pela Anistia Internacional Brasil, protocolaram no Ministério Público Federal, em Brasília, uma petição popular pedindo que o procurador-geral apure os possíveis crimes apontados pela CPI.  A gente lembra aqui que, por ser um tribunal político, uma comissão parlamentar de inquérito não pode punir nenhum cidadão. Na prática, a CPI recomenda indiciamentos, mas o aprofundamento das investigações e o eventual oferecimento de denúncia dependem de outras instituições.

A ideia é que Aras vá ao Senado antes do dia 17 de dezembro, quando começa o recesso parlamentar.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo