Conselho de Ética rejeita defesa do vereador Gabriel Monteiro no Rio

Publicado em 17/05/2022 - 18:42 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Comissão de Ética da Câmara dos Vereadores do Rio rejeitou o pedido de defesa prévia de Gabriel Monteiro, para que fosse anulado o processo que avalia denúncias de quebra de decoro contra ele. A informação foi divulgada após reunião nesta terça-feira (17) na Câmara de Vereadores.

Em relação aos próximos passos, segundo o presidente do colegiado, o vereador Alexandre Isquierdo, serão ouvidas testemunhas a partir do próximo dia 25. Isquierdo declarou que a comissão resolveu atender à solicitação do próprio Gabriel Monteiro para que os advogados do vereador fossem ouvidos, mesmo não sendo obrigatório e já fora do prazo processual.

As oitivas com as testemunhas acontecerão a portas fechadas, na presença apenas dos advogados e membros do conselho. O colegiado já marcou outros dois depoimentos para o dia primeiro de junho.

Gabriel Monteiro foi notificado há três semanas sobre o processo. O documento, que detalha a representação por quebra de decoro, foi recebido e assinado pelo próprio parlamentar na sede da Câmara.

O próximo passo será a leitura do parecer do relator pela procedência ou não da representação. Se a denúncia for aceita, a defesa da Gabriel Monteiro apresenta as alegações finais. A última etapa do caso no Conselho de Ética será a votação do parecer do relator. Se a denúncia for aceita o processo é encaminhado à Mesa Diretora e incluído na Ordem do Dia.

Para ser cassado, Gabriel Monteiro precisa da aprovação de dois terços dos vereadores da Casa. No caso de suspensão, será preciso do voto de mais da metade dos parlamentares.

O vereador é alvo de denúncias de assédio sexual e moral, estupro e manipulação.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo