Conselho de Ética rejeita defesa do vereador Gabriel Monteiro no Rio

Publicado em 17/05/2022 - 18:42 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Comissão de Ética da Câmara dos Vereadores do Rio rejeitou o pedido de defesa prévia de Gabriel Monteiro, para que fosse anulado o processo que avalia denúncias de quebra de decoro contra ele. A informação foi divulgada após reunião nesta terça-feira (17) na Câmara de Vereadores.

Em relação aos próximos passos, segundo o presidente do colegiado, o vereador Alexandre Isquierdo, serão ouvidas testemunhas a partir do próximo dia 25. Isquierdo declarou que a comissão resolveu atender à solicitação do próprio Gabriel Monteiro para que os advogados do vereador fossem ouvidos, mesmo não sendo obrigatório e já fora do prazo processual.

As oitivas com as testemunhas acontecerão a portas fechadas, na presença apenas dos advogados e membros do conselho. O colegiado já marcou outros dois depoimentos para o dia primeiro de junho.

Gabriel Monteiro foi notificado há três semanas sobre o processo. O documento, que detalha a representação por quebra de decoro, foi recebido e assinado pelo próprio parlamentar na sede da Câmara.

O próximo passo será a leitura do parecer do relator pela procedência ou não da representação. Se a denúncia for aceita, a defesa da Gabriel Monteiro apresenta as alegações finais. A última etapa do caso no Conselho de Ética será a votação do parecer do relator. Se a denúncia for aceita o processo é encaminhado à Mesa Diretora e incluído na Ordem do Dia.

Para ser cassado, Gabriel Monteiro precisa da aprovação de dois terços dos vereadores da Casa. No caso de suspensão, será preciso do voto de mais da metade dos parlamentares.

O vereador é alvo de denúncias de assédio sexual e moral, estupro e manipulação.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo