Rio: relatório sobre vereador Gabriel Monteiro será apresentado em 2/8

Publicado em 06/07/2022 - 15:49 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após completar 73 dias de trabalho, o Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro marcou a data para apresentação do relatório final sobre o processo que apura possível quebra de decoro pelo vereador Gabriel Monteiro. A previsão é apresentar a conclusão dos trabalhos no dia 2 de agosto, na volta do recesso parlamentar. Na primeira fase dos trabalhos no Conselho de Ética foram ouvidas 12 testemunhas. São mais de 1.000 páginas de depoimentos.

Com a volta dos trabalhos em agosto, o relator dará parecer concluindo pela procedência da representação contra o vereador ou recomendará o arquivamento. Caso o parecer seja pela procedência da denúncia, a defesa de Gabriel Monteiro terá cinco dias úteis para apresentar as alegações finais.

Depois desse prazo, o relatório será votado pelo Conselho e, se aprovado, poderá ser encaminhado para a votação na plenário da Câmara Municipal, quando os parlamentares então decidirão pela cassação ou não de Monteiro.

Além da ação no Conselho de Ética da Câmara, Gabriel Monteiro responde a dois processo na Justiça. Monteiro virou réu pela primeira vez em maio, acusado de filmar relação sexual com uma adolescente. Ele também é réu no processo em que é investigado por crimes de importunação e assédio sexual contra uma ex-assessora.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio, “o processo corre em segredo, por se tratar de um crime de violência sexual. Nestes casos deve-se preservar a identidade da vítima.”

A defesa do vereador Gabriel Monteiro nega as acusações e afirma que a denúncia partiu de ex-assessores do parlamentar, que já confirmaram trabalhar para a máfia do reboque, em depoimento no Conselho de Ética da Câmara. Segundo a defesa, a atuação parlamentar de Gabriel Monteiro teve justamente essa máfia como alvo. Além disso, a defesa sustenta que outros funcionários do vereador já desmentiram na delegacia a versão da ex-assessora sobre assédio”.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo