logo Radioagência Nacional
Política

Audiências de custódia de presos após atos golpistas vão até domingo

Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
12/01/2023 - 16:13
Brasília

O mutirão de audiências de custódia das pessoas detidas por envolvimento nos atos golpistas e de vandalismo continuaram nesta quinta-feira (12). São 345 audiências previstas, segundo informações no site do Conselho Nacional de Justiça. O órgão prevê concluir o trabalho até domingo (15).

As informações da justiça também foram reunidas no site da OAB do Distrito Federal para facilitar o acesso de advogados e familiares.

Só o Tribunal de Justiça do Distrito Federal deve realizar 152 audiências ao longo desta quinta e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, 140. Na Penitenciária Feminina do DF, 53 estavam agendadas pela manhã.

A realização das audiências de custódia foram delegadas pelo Supremo Tribunal Federal aos juízes federais e distritais para agilizar os trabalhos, já que são muitas pessoas. Só entre pessoas que estavam acampadas no Quartel-General do Exército, mais de 1.100 foram presas após serem interrogadas pela Polícia Federal.

O TJDFT esclareceu que a delegação feita pelo ministro Alexandre de Moraes não deu poder ao tribunal para decidir sobre a manutenção ou não das prisões. Essa decisão caberá ao STF, que vai receber os processos, que tramitam em segredo de justiça.

x