Senado aprova intervenção federal no DF

Ricardo Cappello terá o controle da segurança pública do DF até 31/01

Publicado em 10/01/2023 - 15:52 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com votos contrários de oito senadores, o Senado aprovou, nesta terça-feira, o decreto de intervenção na segurança pública do Distrito Federal.

Ao abrir a sessão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fez um duro discurso contra a tentativa de golpe de Estado praticada por grupos bolsonaristas. Segundo Pacheco, não se trata apenas de um excesso de uma manifestação, pois o que diferencia o quebra-quebra de domingo de outros casos, é o que motiva esses grupos.

Pacheco prometeu ainda identificar e punir, de acordo com a Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, cada um dos responsáveis pela tentativa de golpe, além de organizadores e financiadores desse movimento, buscando ainda o ressarcimento pelos danos causados aos cofres públicos.

Ao defender a intervenção na segurança de Brasília, o relator da matéria, senador Davi Alcolumbre, do União do Amapá, justificou que a medida é dura, mas necessária.

Dos 70 senadores presentes na sessão, oito registraram voto contrário ao decreto de intervenção no DF. Desses, quatro são do PL. São eles: Flávio Bolsonaro, Carlos Portinho, Zequinha Marinho e Carlos Viana. Dois são do Podemos, Styvenson Valetim e Eduardo Girão, além de Plínio Valério, do PSD do Amazonas, e Luis Carlos Heinze, do PP gaúcho.

Segundo o senador Carlos Portinho, do Rio de Janeiro, a intervenção não é necessária.

Com a aprovação da Câmara e do Senado, o Congresso Nacional ratifica o decreto assinado pelo presidente Lula no último domingo. Com isso, o interventor indicado pelo presidente da república, Ricardo Cappello, terá o controle de todos os órgãos e entidades da segurança pública no Distrito Federal até o dia 31 de janeiro.

 

Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo