Expectativa para texto do arcabouço fiscal agita a semana no Congresso

Publicado em 03/04/2023 - 11:59 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Expectativa esta semana quanto à chegada do texto que trata do arcabouço fiscal, que deve ocorrer agora nos próximos dias, segundo o governo. O relator será do PP, deve ser o deputado Claudio Cajado, da Bahia, e aí começa a tramitação mesmo da proposta desse projeto de lei complementar que vai substituir o teto de gastos e prevê, por exemplo, limite de despesa de 70% da variação da receita dos últimos 12 meses.

Enquanto o texto não chega, a Câmara se prepara amanhã (4) para ouvir a ministra Simone Tebet, do Planejamento. Ela vai falar para o grupo de trabalho que analisa a reforma tributária, a PEC 45, que entre outras coisas, unifica tributos sobre o consumo.

Ainda sobre a agenda do Congresso, amanhã será instalada uma das comissões mistas para analisar medidas provisórias, como determinou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Aliás, em meio a esse imbróglio, a essa queda de braço, com o presidente da Câmara, Arthur Lira. Será a MP 1154 de 2023, que trata da organização dos ministérios. Mas a previsão é de que outras comissões mistas também sejam instaladas nos próximos dias, como a da MP que dá ao governo voto de desempate nos julgamentos do Carf e a que reestrutura o Minha Casa, Minha Vida.

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo