Padilha: governo derrubará MP que afrouxa proteção à Mata Atlântica

Publicado em 04/04/2023 - 16:24 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo vai trabalhar para derrubar a medida provisória que flexibiliza as regras de proteção à Mata Atlântica. A afirmação é do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

A proposta, que está no Senado, foi aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados. Ela altera o prazo de adesão ao Programa de Regularização Ambiental e é alvo de críticas de entidades e ambientalistas por abrir, segundo eles, caminho para desmatamento e impunidade.

Segundo Padilha, o governo federal não tem qualquer tipo de compromisso de autorizar agressões ao meio ambiente.

"O governo não tem qualquer compromisso de sanção. Orientamos isso também aos nossos líderes do Senado. Vamos trabalhar para que agressões ao meio ambiente não sejam aprovadas no Senado Federal. O governo não tem qualquer tipo de compromisso de sanção com agressões ao meio ambiente. Para o governo do presidente Lula, o meio ambiente é um ativo - não um obstáculo para o desenvolvimento".

O ministro das Relações Institucionais anunciou também acordo no Senado e na Câmara para instalação de quatro comissões mistas e votação de medidas provisórias no Congresso Nacional.

Segundo Padilha, existe um acordo para a criação, já na próxima semana, das comissões mistas sobre as MPs de recriação de ministérios, do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, de regras do Minha Casa, Minha Vida e do Bolsa Família.

A ideia do governo é aprovar 12 medidas provisórias até junho. O ministro dá detalhes sobre a tramitação dessas MPs.

"O governo vai manter as MPs porque elas inclusive têm conteúdos que já estão sendo efetuados. Uma parte delas, o próprio Congresso Nacional pode ter iniciativa de transformar em emendas nas MPs que já estão lá - então, isso reduz a necessidade de instalar comissões mistas. E outras, o Congresso pode tramitar como PL de urgência e emergência. Por exemplo, tem algumas delas que não podem ser incorporadas na MP original. Então, o Congresso tramita isso como PL de urgência e emergência, de iniciativa do governo".

Alexandre Padilha disse que o texto do novo marco fiscal vai ser enviado para o Congresso Nacional após a Páscoa. O ministro adiantou que o relator da proposta deve ser definido na próxima semana.

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo