Marina diz que governo vai continuar diálogo para impedir esvaziamento

Publicado em 25/05/2023 - 18:42 Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse, nesta quinta-feira (25), que o governo federal vai continuar a dialogar para impedir o esvaziamento das atribuições da pasta, votadas no Congresso Nacional.

Ao analisar a medida provisória de restruturação dos ministérios, os parlmentares retiraram a Agência Nacional de Águas, o Cadastro Ambiental Rural e, ainda, a Política Nacional de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente.   

De acordo com Marina, as conversas com parlamentares ainda pretendem reverter a proposta de retirada da demarcação de terras indígenas e da Funai do Ministério dos Povos Indígenas.  

A ministra Marina Silva classificou o momento como difícil para o governo e entende que os parlamentares trabalham para manter a estrutura do governo passado.  

Apesar de respeitar a autonomia dos poderes, a ministra Marina Silva acredita que essas alterações trarão prejuízos em relação ao texto original da medida provisória que estrutura o governo Lula.

As declarações foram dadas durante a posse do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, nesta quinta-feira, na unidade de conservação do Parque Nacional de Brasília.  

O novo presidente afirmou que os órgãos do sistema Nacional do Meio Ambiente vão continuar os trabalhos, e agora, mais fortemente.  

No discurso de posse no ICMBio, Mauro Pires destacou que a presença de Marina Silva à frente do MMA mudou a governança ambiental e climática do Brasil e que o tempo do negacionismo da ciência acabou.  

Mauro Pires é servidor de carreira do instituto e foi escolhido por meio de um comitê de busca, recriado em fevereiro pelo atual governo federal.

A ministra Marina escolheu o nome de Mauro Pires a partir de uma lista tríplice de indicados pelo comitê.  

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo