Conselho de Ética da Câmara vota a favor de processo contra Zambelli
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados analisou nesta quarta-feira (2) duas representações contra parlamentares.
O primeiro caso foi da deputada Carla Zambelli (PL-SP). O PSB acusa a parlamentar de quebra de decoro por ter xingado o deputado Duarte Júnior (PSB-MA), em uma audiência pública.
O deputado João Leão (PP-BA), relator do processo, apresentou parecer preliminar pela admissibilidade da acusação contra a deputada Carla Zambelli. Ele considerou que os vídeos e as notas da audiência comprovaram xingamentos graves feitos pela deputada paulista.
A deputada Carla Zambelli, presente na sessão, se defendeu e assumiu que falou um palavrão, mas que não ofendeu o deputado Duarte Júnior.
O deputado João Leão defendeu a continuidade do processo no Conselho de Ética, mas sugeriu que Zambelli apresentasse desculpas formais à Câmara e ao deputado Duarte Júnior. O próximo passo do processo é Carla Zambelli apresentar sua defesa.
O Conselho também analisou a representação contra o deputado Márcio Jerry (PC do B-MA), que é acusado de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC).
O relator do caso, deputado Ricardo Maia (MDB-BA), pediu arquivamento da representação apresentada pelo PL. O relator considerou que ocorreu um tumulto durante a audiência pública, e que o comportamento do deputado Márcio Jerry não teria fins libidinosos ou de impedir os direitos políticos da deputada.
Neste caso, o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ) pediu vistas do processo.
Outros oito processos contra parlamentares ainda estão em pauta no Conselho de Ética. Houve uma proposta do deputado Rafael Simões (União Brasil-MG), para o arquivamento de todos esses processos para um acordo por um comportamento mais ético na Câmara. Mas, por enquanto, os partidos não pactuaram com esse encaminhamento.