PF deve incluir trechos de discurso de Bolsonaro em investigação

Publicado em 26/02/2024 - 17:51 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Polícia Federal deve incluir trechos do discurso feito, no ato deste domingo (25), pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, na investigação que apura a tentativa de golpe de estado após as eleições de 2022.

Durante a manifestação em São Paulo, Bolsonaro admitiu a existência de uma minuta de texto que daria sustentação ao golpe de estado, com a decretação de estado de sítio, prisão de parlamentares e de ministros do Supremo Tribunal Federal.

Fontes da Polícia Federal confirmaram à EBC, Empresa Brasil de Comunicação, que o discurso deve integrar a investigação.

Bolsonaro ainda criticou ações do STF e pediu anistia aos condenados pelos ataques às sedes do Supremo, Congresso e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023. Ele chamou os terroristas de aliados.

Neste domingo, milhares de apoiadores de Bolsonaro se reuniram na Avenida Paulista. Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de Minas Gerais, Romeu Zema, e de Santa Catarina, Jorginho Melo, e de Goiás, Ronaldo Caiado, também participaram do protesto.

A Polícia Federal apreendeu a minuta de tentativa de golpe de estado na casa do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, e na sala do ex-presidente no escritório do PL, em Brasília. A minuta também foi citada nas delações do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da presidência da República.

Faz parte da investigação ainda um vídeo da reunião da alta cúpula do governo federal, em 5 de julho de 2022, meses antes da eleição. Bolsonaro cobrou dos presentes a disseminação de informações falsas sobre fraudes nas eleições.

Na ocasião, o ex-ministro do GSI, general Augusto Heleno, defendeu que era preciso agir antes das eleições presidenciais de outubro daquele ano para garantir a permanência de Bolsonaro no comando do país.

Jair Bolsonaro já está inelegível até 2030 por abuso de poder econômico nas eleições conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral. 

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Pesquisadores buscam novos fármacos no tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo
Geral

Abono anual do INSS começa a ser pago a beneficiários

O INSS começa a pagar, nesta semana, o abono anual aos beneficiários da Previdência Social. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Brasil registra recorde de conflitos no campo, mas assassinatos caem

Relatório da Comissão Pastoral da Terra com os dados de 2023 foi divulgado hoje (22) e mostra que 60% dos conflitos são causados por empresários, fazendeiros e grileiros. A omissão do estado contribuiu com 22% das violências ocorridas.  

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo