Senado aprova restrição de saída temporária de presos condenados

Publicado em 20/02/2024 - 23:36 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Senado Federal aprovou a restrição para a saída temporária para pessoas condenadas. A proposta mantém benefício apenas para presos inscritos em cursos profissionalizantes ou nos ensinos médio e superior.

Pela legislação, as “saidinhas” permitem que condenados que cumprem a pena no regime semiaberto possam deixar os presídios, sem vigilância direta, para visitar a família ou para atividades que contribuam com a ressocialização.

O senador Marcos Pontes (PL-SP) defendeu que a proposta vai beneficiar a segurança pública.

Já a Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) afirmou que a medida não é eficaz, e defendeu mais investimentos para o regime semiaberto.

A matéria ganhou prioridade do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, após a morte de um policial, em janeiro, por um preso que estava em saída temporária em Minas Gerais.

Para um grupo de 66 organizações públicas e da sociedade civil, a proposta, se aprovada, vai aumentar os gastos e a insegurança, além de prejudicar a ressocialização.

Para essas entidades, como o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, o Brasil vive uma dramática realidade prisional, com a terceira maior população carcerária do mundo, de 650 mil presos.

As organizações ainda ressaltam que pesquisas recentes mostram que mais de 95% dos beneficiados com a saída temporária retornam às suas unidades prisionais.

As emendas de destaque ao texto-base foram rejeitadas. O projeto que restringe as 'saidinhas' de presos volta para Câmara dos Deputados.

E o plenário do Senado ainda aprovou, nesta terça-feira, a realização de debates temáticos para discutir a proposta de Emenda à Constituição que aumenta de 10 para 35 anos o tempo de serviço para que militares possam concorrer em eleições sem perder a remuneração.

* Com reportagem de Gésio Passos.

Edição: Daniella Longuinho / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

STF revalida demarcação da terra indígena Toldo Boa Vista, no Paraná

A demarcação tinha sido anulada pela Justiça Federal. Os indígenas alegaram que não foram citados no processo e conseguiram reverter a decisão. 

Baixar arquivo
Cultura

Show da Madonna em Copacabana deve receber 1,5 milhão de pessoas

Para receber essa multidão de fãs, a prefeitura do Rio de Janeiro e o governo do estado prepararam esquema especial de segurança e transporte. 

Baixar arquivo
Cultura

Com novas categorias, Prêmio Jabuti abre inscrições

Um dos mais importantes prêmios da literatura nacional, o Jabuti premiará com R$ 70 mil o Livro do Ano. Entre as novidades, está a categoria de escritor estreante em poesia. As inscrições vão até 13 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Fluminense joga contra Cerro Porteño pela Libertadores

Também pela Libertadores, São Paulo enfrenta o Barcelona do Equador, no estádio Banco Guayaquil, às 21h. 

Baixar arquivo
Internacional

Em meio a crise humanitária, Haiti tem novo primeiro-ministro

O até então primeiro-ministro, Ariel Henry, renunciou por meio de uma carta divulgada hoje (25). Agora, um conselho de transição governamental tem a tarefa de recuperar a estabilidade do país, que vive uma onda de violência de gangues.

Baixar arquivo
Saúde

Mulher vítima de violência tem direito à sala de acolhimento no SUS

A nova lei garante salas exclusivas para acolher e atender mulheres vítimas de violência, garantindo a privacidade e proteção à integridade física. 

Baixar arquivo