Ministro diz que saída do presidente da Petrobras é especulação

Publicado em 11/03/2024 - 22:10 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 12/03/2024 - 06:26

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a saída do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, do cargo, é apenas especulação.

Após reunião do presidente Lula com ministros e o dirigente da estatal, Alexandre Silveira defendeu a decisão do Conselho de Administração da Petrobras de reservar os dividendos extraordinários, aqueles além do previsto, que não serão divididos com os acionistas neste momento.

Silveira disse que a petroleira nacional respeita os investidores.

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo federal não previu no orçamento os dividendos extraordinários da Petrobras, que cabe a definição do seu uso pela diretoria da estatal.

O ministro Alexandre Silveira reforçou que a reunião com presidente Lula discutiu os planos de investimentos da Petrobras para transição energética.

Na semana passada, as ações da Petrobras caíram após decisão do Conselho de Administração de reter os dividendos extraordinários da empresa.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, propôs repassar 50% desses dividendos aos acionistas, o que não foi aprovado pelo Conselho.

A Petrobras havia divulgado que em 2023 teve o segundo maior lucro de sua história, R$ 124 bilhões. Desse total, 14 bilhões de reais foram de dividendos extraordinários.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo