Governo propõe MP para compensar perda fiscal com desoneração na folha

Publicado em 04/06/2024 - 14:00 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Restrição na utilização de créditos tributários do PIS/Cofins. Essa é a medida apresentada pelo governo para compensar a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores e dos municípios com mais de 156 mil habitantes. A medida provisória já assinada traz mudanças no uso do crédito presumido e na compensação do crédito, que agora vai poder ser usado apenas para abater o próprio tributo, sem utilização de forma cruzada. Há a possibilidade de ressarcimento em dinheiro, desde que com análise prévia.

Hoje, os créditos do PIS/Cofins podem ser usados para abater dívidas com outros tributos. E, em alguns casos, segundo o governo, podem gerar acúmulo de crédito, provocando, inclusive, arrecadação nula ou até “negativa” para alguns setores.

São medidas, segundo o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, que vão cumprir a determinação de não aumentar tributos e permitem a desoneração para este ano.

A estimativa é que com a MP, a arrecadação chegue a R$ 29,2 bilhões, entre crédito presumido PIS/Cofins não ressarcível ou compensação limitada. O suficiente para cobrir o impacto com a desoneração, hoje previsto em R$ 26,3 bilhões.

Agora é com o Congresso. O relator da proposta da desoneração, o senador Jacques Wagner, deverá apresentar o relatório ainda nesta semana. Pelo acordo, a desoneração dos 17 setores da economia fica mantida para este ano e aumenta 5% a cada ano a partir de 2025, até chegar a 20% em 2028. Para os municípios, a reoneração também será gradual, em percentuais que ainda serão definidos.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

RS: 22 escolas estaduais precisam ser reconstruídas em novos locais

Governo estadual fez um balanço das ações relacionadas às chuvas nesta terça-feira (4), e anunciou recursos para comprar urgentes nas áreas de educação e saúde públicas. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Entrevista: em pauta, a situação de pessoas com deficiência no Sul

Presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pela Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) atendimento e acolhimento dessas pessoas com deficiência na região do Vale do Taquari.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa identifica potencial do aroma de café para combater tabagismo

Silvia Oigman, uma das responsáveis pelo estudo, ressalta que os resultados são inovadores, tanto por usar fragrâncias ativadoras do sistema de recompensas, como pelo próprio uso do café, que muitas vezes é associado a um gatilho para fumar.

Baixar arquivo
Política

Governo de SP define modelo para oferta de ações da Sabesp

Não haverá lançamento de novos títulos na Bolsa de Valores, apenas a venda das ações que pertencem ao Estado de São Paulo. A informação é do governador Tarcísio de Freitas. Ele afirmou também que pretende realizar o leilão de desestatização ainda este mês.

Baixar arquivo
Saúde

RJ amplia público de vacinação contra variante da covid-19

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou que a vacina da Covid vai precisar ser atualizada, da mesma maneira que a aplicada contra a gripe. E mesmo quem não completou o esquema vacinal, com as doses anteriores, deve ir aos postos.

Baixar arquivo
Internacional

Primeiro-ministro indiano Narendra Modi clama vitória nas eleições

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, 73 anos, reivindicou nesta terça-feira (4) a vitória nas eleições no país. Ele vai para um terceiro mandato. Nas redes sociais, Modi agradeceu pela "vitória enfática" e "retumbante".

Baixar arquivo