Haddad deve ir ao Senado explicar MP da compensação do PIS/Cofins

Comissão de Assuntos Econômicos aprovou requerimento

Publicado em 11/06/2024 - 16:10 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deverá ir ao Senado explicar a MP 1227 que trata da compensação PIS/Cofins. Ela foi editada na semana passada, e trata da compensação da perda de receitas com a desoneração de 17 setores da economia e de municípios com até 156 mil habitantes.

O governo decidiu restringir o uso de créditos do PIS/Cofins. Não vai poder, por exemplo, ser usado para abater outros tributos. A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou um requerimento para ouvir o ministro Haddad. Quer explicações dele. O líder do governo, Jacques Wagner, já disse que o ministro está à disposição.

Esse ruído mencionado pelo líder é justamente uma referência às críticas que a MP tem recebido. Entre elas, os impactos da medida na indústria e no agro.

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Vanderlan Cardoso, defendeu, inclusive, que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, devolva a MP. A senadora Tereza Cristina tem a mesma opinião. E justificou.

Devem participar dessa audiência pública, além do Haddad, os setores envolvidos, como da Indústria, do Agro, da mineração e de alimentos. O ministro Haddad tem dito que está à disposição para conversar e negociar, inclusive questões de prazo.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Mauro Cid e o pai prestam depoimento à PF nesta terça

Os policiais devem voltar ao tema das joias recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em viagens ao exterior.

Baixar arquivo
Política

Fundo eleitoral para eleições municipais será de R$ 4,9 bilhões

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os valores que cada partido vai receber de Fundo Eleitoral. Serão R$ 4,9 bilhões divididos entre 29 partidos.

Baixar arquivo
Geral

Rio Grande do Sul tem novo alerta para chuvas intensas e inundações

A Defesa Civil orienta que a população não retorne para áreas alagadas ou com risco de deslizamento de terra.

Baixar arquivo
Educação

Camilo Santana se posiciona contra teto de gastos para educação

Ao participar de um encontro da Unesco, em Paris, Camilo Santana defendeu a necessidade de ampliar os investimentos na educação básica, buscando resultado e metas para estados e municípios

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Viva Maria comenta parecer da OAB sobre PL 1904/2024

O Viva Maria desta terça-feira trata do Projeto de Lei 1904/2024, que prevê a equiparação do aborto após 22 semanas de gravidez ao crime de homicídio

Baixar arquivo
Cultura

Bagaceira, novo álbum de Dona Onete, celebra o interior paraense

Dona Onete chega aos 85 anos a todo vapor. A rainha do Carimbó Chamegado tem mais de 300 canções próprias e segue criando e compondo sobre a riqueza da cultura do Pará.

Baixar arquivo