MPRJ denuncia deputada Lucinha por suposto envolvimento com milícia

Publicado em 18/06/2024 - 14:17 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou a deputada estadual Lúcia Helena Pinto de Barros por suposto envolvimento com a maior milícia da Zona Oeste, controlada pelo miliciano Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho. Também foi denunciada a ex-assessora parlamentar Ariane Afonso Lima.

A região é reduto eleitoral da parlamentar e, segundo investigações, Lucinha seria o braço político do grupo, sendo chamada de madrinha por seus integrantes.

Um trecho da denúncia aponta que houve “clara interferência das denunciadas na esfera política, junto a autoridades policiais e políticas, ora para favorecer os interesses da organização criminosa, ora para blindá-la das iniciativas estatais de combate ao grupo e ora para livrá-los de ações policiais, garantindo a impunidade dos seus integrantes”.

As investigações também demonstraram que, entre junho de 2021 e março de 2022, as denunciadas mantiveram encontros frequentes com as principais lideranças do grupo miliciano. Além disso, Lucinha nomeou como assessores em seu gabinete, entre 2021 e 2023, integrantes e parentes de integrantes da organização criminosa.

As acusadas vão responder por crime de constituição de milícia privada, cuja pena pode variar de 5 a 10 anos de prisão e multa, além da perda da função pública.

Na última semana, a parlamentar entregou sua defesa ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Lucinha também depôs aos colegas e negou envolvimento com os criminosos. Após a reunião, ela postou um vídeo nas redes sociais, se defendendo das acusações e afirmando ter certeza de que todos os deputados presentes puderam ter a oportunidade de tomar conhecimento do que realmente aconteceu. Por isso, acredita na imparcialidade deles.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Meio Ambiente

Em 39 anos, queimadas afetaram quase um quarto do território nacional

A cada ano, uma média de 18,3 milhões de hectares são afetados pelo fogo: pouco mais de 2% do país. Em 2023, a área foi um pouco menor: 16 milhões de hectares. A estação seca, entre julho e outubro, concentra 79% das ocorrências. 

Baixar arquivo
Geral

Atlas da Violência: Brasil tem média de 62 jovens assassinados por dia

A pesquisa apontou 661 mil homicídios no Brasil entre 2012 e 2022. Desses, 321 mil são de pessoas entre 15 e 29 anos. Epidemia de violência sexual contra meninas também é um dos alertas do Atlas.

Baixar arquivo
Economia

Itens de festa junina registram alta acima da inflação

Levantamento da FGV mostra que preços de ingredientes de pratos típicos juninos aumentaram, em média, 5,74% em 12 meses. Um índice 75% maior que o da inflação oficial. 

 

Baixar arquivo
Economia

Operação Pirata combate quadrilha que fraudava créditos tributários

A Polícia Federal deflagrou nesta terça feira, 18, a operação Crédito Pirata para combater uma quadrilha especializada em fraudes de créditos tributários da Receita Federal.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estado de SP entra em alerta para risco de incêndios

O estado de São Paulo entrou em alerta para incêndio nesta semana.

Baixar arquivo
Política

Votação do Novo Ensino Médio é adiada novamente em comissão do Senado

O adiamento ocorreu por um novo pedido de vista na Comissão de Educação. E a relatora fez novas alterações no texto - entre elas, a volta da carga horária das disciplinas básicas como tinha sido aprovada na Câmara.

Baixar arquivo