MPRJ denuncia deputada Lucinha por suposto envolvimento com milícia

Publicado em 18/06/2024 - 14:17 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou a deputada estadual Lúcia Helena Pinto de Barros por suposto envolvimento com a maior milícia da Zona Oeste, controlada pelo miliciano Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho. Também foi denunciada a ex-assessora parlamentar Ariane Afonso Lima.

A região é reduto eleitoral da parlamentar e, segundo investigações, Lucinha seria o braço político do grupo, sendo chamada de madrinha por seus integrantes.

Um trecho da denúncia aponta que houve “clara interferência das denunciadas na esfera política, junto a autoridades policiais e políticas, ora para favorecer os interesses da organização criminosa, ora para blindá-la das iniciativas estatais de combate ao grupo e ora para livrá-los de ações policiais, garantindo a impunidade dos seus integrantes”.

As investigações também demonstraram que, entre junho de 2021 e março de 2022, as denunciadas mantiveram encontros frequentes com as principais lideranças do grupo miliciano. Além disso, Lucinha nomeou como assessores em seu gabinete, entre 2021 e 2023, integrantes e parentes de integrantes da organização criminosa.

As acusadas vão responder por crime de constituição de milícia privada, cuja pena pode variar de 5 a 10 anos de prisão e multa, além da perda da função pública.

Na última semana, a parlamentar entregou sua defesa ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Lucinha também depôs aos colegas e negou envolvimento com os criminosos. Após a reunião, ela postou um vídeo nas redes sociais, se defendendo das acusações e afirmando ter certeza de que todos os deputados presentes puderam ter a oportunidade de tomar conhecimento do que realmente aconteceu. Por isso, acredita na imparcialidade deles.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo