Senado adia votação da taxação das compras internacionais até US$ 50

Publicado em 04/06/2024 - 20:14 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Senado Federal deixou para esta quarta-feira (5) a análise da taxação das compras internacionais até US$ 50. 

A tributação seria levada a plenário nesta terça (4) por estar incluída no Projeto de Lei do Mover, o programa de mobilidade sustentável do governo federal. 

A inclusão foi feita pela Câmara dos Deputados na semana passada, durante a aprovação do Mover. 

Mas, o relator do projeto no Senado Federal, o senador Rodrigo Cunha (PODEMOS/AL), não concordou com a modificação e apresentou um relatório sem a chamada tributação de 20% das blusinhas, além de outras mudanças. 

Com as alterações, os senadores pediram mais tempo para avaliar o projeto e o jabuti; ou seja, a taxação das compras internacionais, incluída pelos deputados, e que não tem relação direta com o Mover. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), concordou com o pedido e adiou a análise. 

Ele comentou o relatório do senador Rodrigo Cunha, antes da sessão plenária. 

"Em relação ao programa Mover, ele está de acordo. Fez algumas sugestões de acolhimento de emendas desse programa de mobilidade. Em relação à taxação, ele se manifestou contrariamente. Óbvio que a gente respeita o entendimento do senador Rodrigo Cunha, mas certamente esse tema vai a debate porque muitos senadores e senadoras desejam e acham justa a taxação dessas compras, diferentemente do que entendeu o relator senador Rodrigo Cunha". 

Segundo Pacheco, a taxação é uma forma de proteger a indústria nacional. 

"Não pode haver um tratamento diferenciado em relação a isso. Me parece de fato que se estabelecer uma taxação uniforme entre o que vem do exterior e o que é produzido aqui, é algo que vem acalhar para aquilo que nós queremos que é o desenvolvimento da indústria nacional. Ao desenvolvermos e protegemos a indústria nacional, protegemos o varejo nacional e protegemos não com o protecionismo desvairado, mas com o protecionismo equilibrado. Estabelecer equidade, justiça, equilíbrio mesmo". 

Se o texto aprovado na Câmara dos Deputados for modificado pelos senadores, o projeto volta para uma nova análise dos deputados. 

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo