Com acordo, Senadores da CCJ adiam a votação da PEC do Banco Central

A PEC transforma a instituição em uma empresa pública independente

Publicado em 17/07/2024 - 20:31 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Senadores da Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, chegaram a um acordo, nesta quarta-feira, para adiar a votação da Proposta de Emenda à Constituição que amplia a autonomia do Banco Central e transforma a instituição em uma empresa pública independente, sob supervisão do Congresso.

A proposta do relator, o senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, garante ao Banco Central o uso de suas próprias receitas para seu custeio, sem necessitar de repasses do Tesouro Nacional. O Banco ainda seria transformado em uma empresa pública, mudando o regime dos seus servidores para celetistas.

Plínio Valério disse que o desejo era votar a proposta ainda nesta quarta e reclamou da demora no retorno do governo. Já, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, do PT da Bahia, apontou a necessidade de construir o maior consenso possível sobre a PEC. Segundo Jaques Wagner, o problema não seria a autonomia financeira e administrativa do Banco Central, mas sim a transformação dele em uma empresa pública desvinculada do poder executivo.

Já a PEC que perdoa multas de partidos que não cumpriram as cotas de gênero e raça na última eleição continua sem relator na CCJ do Senado. O presidente da Comissão, Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá, disse haver dificuldade em encontrar um senador para relatar a proposta, mas afirmou que o texto será analisado na volta do recesso, em agosto.

A chamada PEC da anistia foi aprovada na Câmara na semana passada. Ela permite um refinanciamento de dívidas tributárias de partidos dos últimos cinco anos, além de isenção de multas e juros.

A proposta ainda proíbe a aplicação de multas e suspensão dos fundos partidário e de financiamento de campanha para partidos que descumpriram o número mínimo de candidatas mulheres ou negros nas eleições anteriores.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Vara da Infância define protocolo para abordagens de menores no Rio

Ainda faltam alguns meses para a estação mais quente do ano, mas a próxima Operação Verão na cidade do Rio de Janeiro já está no radar da Justiça.

Baixar arquivo
Geral

Instituto faz estudo sobre a qualidade do ar no Brasil e outros países

Os Institutos Alana e Ar realizaram um estudo sobre esse cenário preocupante. Batizado de “Qualidade do ar em alerta”, o levantamento traz uma análise comparativa de níveis críticos e de planos de emergência adotados no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Espanha, França e Inglaterra.

Baixar arquivo
Geral

Operação contra garimpo em Terra Indígena Yanomami prende 38 pessoas

Trinta e oito pessoas foram presas na Terra Indígena Yanomami, neste mês, durante ações das forças de segurança contra o garimpo ilegal na região. Parte dessas prisões ocorreu no centro-norte da Terra Indígena, dentro do Estado de Roraima, em regiões próximas da fronteira com a Venezuela.

Baixar arquivo
Geral

Queimadas: Amazonas amplia decreto de situação de emergência ambiental

O Governo do Amazonas ampliou o decreto de situação de emergência ambiental para todos os 62 municípios. Além disso, também foi declarada situação de emergência em Saúde Pública. A decisão levou em consideração o risco sanitário causado pela baixa das águas dos rios e a dificuldade no acesso aos serviços de Saúde nas localidades mais afetadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Salvador sedia Conferência da Diáspora Africana nas Américas

Participam do evento lideranças de vários países da África e do nosso continente, representantes de organizações internacionais e regionais, acadêmicos, ativistas e personalidades da cultura. A Conferência está na sua sexta edição, mas é inédita no Brasil. 

Baixar arquivo
Economia

IBGE: Brasil tem população de 212,6 milhões de pessoas

Os dados mostram a contagem feita até 1º de julho deste ano em todos os 5.570 municípios, resultando no número anunciado agora pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Baixar arquivo