Prazo para convenções de partidos e federações começa sábado, 20

Partidos e federações têm até 5 de agosto para realizar convenções

Publicado em 19/07/2024 - 09:56 Por Ana Lúcia Caldas, repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir deste sábado, 20, começa a valer uma série de prazos para os partidos políticos e federações que pretendem participar das Eleições Municipais 2024.

O principal é a autorização para que partidos políticos e federações realizem, entre este sábado, 20, e 5 de agosto, as convenções para decidir sobre coligações e candidatos. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Outro prazo que começa a contar é o de direito de resposta ao candidato escolhido em convenção partidária, ao partido político ou à coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou falsa, difundidos por qualquer veículo de comunicação social.

Este sábado, 20, é também o último dia para o Tribunal Superior Eleitoral divulgar os limites de gastos de campanha para cada cargo eletivo em disputa. Além disso, veículos de comunicação e provedores de internet devem ficar atentos, já que é também o prazo-limite para envio de dados e canais de contato à Justiça Eleitoral.

Edição: Sayonara Moreno / L Pedrosa

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo