Congresso pede ao STF a suspensão de decisões de Dino sobre emendas

Os ministros do STF vão avaliar a decisão em sessão extraordinária

Publicado em 15/08/2024 - 20:38 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Câmara dos Deputados e o Senado pediram nesta quinta-feira (15) à presidência do Supremo Tribunal Federal a suspensão de liminar das decisões proferidas pelo ministro Flávio Dino que impedem a execução de emendas parlamentares ao orçamento da União.

Os partidos PL, União Brasil, PP, PSD, PSB, Republicanos, PSDB, PDT, PT, MDB e Solidariedade também apoiaram o pedido.

Para o Congresso, as decisões monocráticas não têm urgência justificada e ultrapassam o debate de transparência alegado por Dino.

O ministro do STF suspendeu a execução de emendas Pix, emendas de Comissão e as emendas impositivas. Os mecanismos davam aos parlamentares poder de indicação direta de recursos públicos para estados, municípios e outras organizações.

A decisão de Flávio Dino tem validade até que o Congresso edite novos procedimentos que observem a transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares.

Os ministros do STF vão avaliar a decisão em sessão extraordinária virtual nesta sexta-feira (16), com duração de 24 horas.

No entendimento das advocacias da Câmara e do Senado, as decisões causam danos irreparáveis à economia pública, à saúde, à segurança e à própria ordem jurídica, além de violar a separação de poderes.

O Congresso alega que o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, tem autoridade para suspender a execução da liminar dada por Dino, em caso de manifesto interesse público ou de flagrante ilegitimidade.

Para Flávio Dino, as emendas tiram grande parte da liberdade de decisão do Poder Executivo sobre a implementação de políticas públicas e transforma os membros do Poder Legislativo em uma espécie de “co-ordenadores de despesas”, afetando a separação dos poderes.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Cultura

Bienal do Livro de SP começa com 716 autores e 3,5 milhões de livros

A 27ª bienal internacional do livro de São Paulo começou nesta sexta-feira  na capital paulista. Nos próximos dez dias, mais de duas mil horas de programação levarão 716 autores ao Anhembi, na zona norte de São Paulo.

Baixar arquivo
Geral

Voepass: pilotos relataram falha no sistema de desgelo, diz Cenipa

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea divulgou informações preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP). O acidente provocou a morte de 62 pessoas. 

Baixar arquivo
Política

Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida é acusado de cometer assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada: Brasil conquista ouro no judô e na natação

A dois dias do fim das disputas, o Brasil tem 70 pódios e está a dois de igualar o desempenho dos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio, onde obteve seu recorde de medalhas.

Baixar arquivo
Esportes

Eliminatórias: Rádio Nacional transmite Brasil x Equador

Na disputa das eliminatórias para Copa do Mundo 2026, a seleção brasileira ocupa a sexta colocação no grupo, com sete pontos. 

Baixar arquivo
Cultura

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado

O evento acontece na cidade serrana do interior cearense e vai trazer uma programação com 38 espetáculos de companhias teatrais da Região Nordeste.

Baixar arquivo